Cooperativismo

Coopaiba vai produzir cocada e óleo de coco em parceria com Associações

As associações Sabor Caseiro e Super Bonita foram fundadas recentemente com objetivo de oferecer maior possibilidade de renda e atender à nova prática de produção

Por Assessoria BCCOM 15/06/2022 06h06
Coopaiba vai produzir cocada e óleo de coco em parceria com Associações
Coopaiba vai produzir cocada e óleo de coco em parceria com Associações - Foto: Reprodução

A Cooperativa da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidários (Coopaiba) tem diversificado sua atuação contando com o interesse empreendedor de pequenos produtores da região de Piaçabuçu. Com mais de mil cooperados, a unidade vai incluir em seu mix a produção de cocada e o óleo de coco. O detalhe é que a cooperativa vai trabalhar junto com 600 agricultores familiares organizados em Associações para a prestação do serviço.

As associações Sabor Caseiro e Super Bonita foram fundadas recentemente com objetivo de oferecer maior possibilidade de renda e atender à nova prática de produção na Coopaiba. As Associações, segundo Antonino Cardozo, presidente da Coopaiba, vão funcionar como ponto de produção, tendo a Cooperativa atuando no processo industrial e as Associações exercendo o papel de produção.

“A nossa ideia é simples e parte do projeto de criar mais alternativas de renda para os diferentes públicos de agricultores e suas famílias. Propondo transformar a Cooapiba em uma grande articuladora que atua na industrialização e capacitando pequenos produtores para o processo produtivo das associações”, destacou Antonino Cardozo.

Após a criação das Associações, a Cooperativa deu início à uma série de capacitações para os associados. As unidades também já começaram a receber os primeiros equipamentos. A dinâmica das duas associações vão funcionar com a escala de 20 associados, diariamente, para ajudar no processo de produção de cada unidade. Todos devem participar da produção e processo de embalagem do produto.

“Na Associação de óleo de coco, por exemplo, os cooperados receberão o coco bruto e serão responsáveis pelo envaze, rotulagem e estocagem. O óleo será comercializado em frascos de 50ml, onde o cliente pode utilizar como condimento, cabelo e corporal. Já na cocada o ponto forte do produto será manter o tradicional sabor da terra, com um coco selecionado e com sabor afetivo regional”, detalhou o presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo.