Ciência, tecnologia e inovação
Autor do ABC das Alagoas será homenageado pelo Instituto Histórico e Geográfico
Dr. Francisco Reynaldo Amorim de Barros receberá reconhecimento póstumo
O Dr. Francisco Reynaldo Amorim de Barros, autor do dicionário ABC das Alagoas, será homenageado postumamente pelo Instituto Histórico e Geográfico (IHG-AL) por sua contribuição ao acervo histórico do estado. O pesquisador, falecido em 2023, receberá de forma póstuma a comenda Jayme de Altavila, em reconhecimento e gratidão por seu legado para a memória alagoana.
Nascido em 1934, Francisco viveu dividido entre Maceió e São Paulo durante dois anos quando, depois de tentar montar um burro sem cabresto e sela, acaba por quebrar o braço e muda-se para o estado sudestino para tratamento, onde acaba ficando.
Graduado em Administração Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), conviveu com diversos intelectuais brasileiros e acabou virando pesquisador após sua aposentadoria, quando escreveu o ABC das Alagoas.
O ABC das Alagoas é um dicionário histórico, bibliográfico e geográfico, conta com mais de 11.900 verbetes em sua primeira edição, publicada pela editora do Senado Federal em 2005. A obra foi escrita e criada com recursos do próprio bolso de Francisco e já foi citada em diversos trabalhos acadêmicos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Durham University (Inglaterra) e todas as universidades e faculdades de Alagoas.
A terceira e mais recente edição da obra conta com 12.568 verbetes e 6.904 atualizações.
A cerimônia acontecerá no Salão Nobre Presidente Orlando Araújo, localizado na Ladeira do Brito, Centro, ao lado da Casa da Palavra. O início da solenidade está marcado para às 09hrs do dia 25 de fevereiro de 2026.


