Cooperativismo

Movimento Nova OCB apresenta 1ª Feira Alagoas Coop em reunião com interventor do órgão

O encontro das cooperativas com o intervtentor da OCB/AL apontou esclarecimentos acerca do processo de registro e suporte às cooperativas

Por Assessoria BCCOM 06/06/2022 21h09
Movimento Nova OCB apresenta 1ª Feira Alagoas Coop em reunião com interventor do órgão
Movimento Nova OCB apresenta 1ª Feira Alagoas Coop - Foto: Assessoria BCCOM

O Movimento Nova OCB participou nesta segunda-feira,6, de uma nova reunião com o interventor da OCB Alagoas, Antônio de Pádua. Na sede da OCB, o encontro, desta vez, tratou sobre os programas desenvolvidos pela gestão atual, com objetivo de sanar dúvidas das cooperativas que não estão registradas na Instituição. 

Os projetos do Movimento Nova OCB também estiveram no centro do debate com a apresentação da 1ª Alagoas Coop, a feira promovida pela Unicafes Alagoas com a proposta de ofertar visibilidade ao trabalho das cooperativas que atuam no estado. O grupo também apresentou o projeto de Educação Cooperativa, que vai ofertar capacitações e formação sobre o segmento.

O encontro das cooperativas com o intervtentor da OCB/AL, segundo o integrante do Nova OCB, Adalberon Sá Júnior, apontou esclarecimentos,principalmente, acerca do processo de registro e suporte às cooperativas. “A OCB é uma Casa naturalmente das cooperativas, e isso foi bastante reforçado nesta reunião. O sentimento é que o Movimento já conseguiu modificar um pouco a realidade, trazendo mais transparência e democracia no acesso aos serviços da Instituição, já avançando na questão de que podemos ser parte integrante da OCB e dos serviços do Sistema. Esse acesso já é uma grande vitória. E temos certez a que daqui para frente teremos esse direito assegurado”, destacou o integrante do Movimento.

O presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidário (Coopaiba) e presidente da Unicafes/AL, Antonino Cardozo, também solicitou em ata que a OCB/AL assuma o seu posto no Conselho Estadual do Cooperaticimo (CONECOOP), que foi resgatado pelo Governo de Alagoas no ano passado. 

“Essa abertura democrática, com a condução do interventor, já soma ganhos para dezenas de cooperativas que não conseguiam acessar o Sistema por inúmeros motivos. A ausência da OCB em espaços como o Conecoop e na assinatura do 1º Termo de Fomento do Cooperativismo é um fato lamentável e de perca para o segmento em si. Mesmo nessa ausência, esse gr upo está mostrando que o cooperativismo esteja na ordem do dia entre os diferente poderes e planos de desenvolvimento econômico”, destacou Antonino Cardozo.

O Movimento Nova OCB é formado por cooperativas que integram de chapa em oposição à gestão atual do Sindicato OCB/Sescoop. O grupo, que concorre ao pleito, aguarda os desdobramentos do processo eleitorial que foi judicializada após uma série de denúncias de irregularidade no processo de registro de cooperativas. A Instituição está sob intervenção judicial.