Cooperativismo

Em reunião com a diretoria do Sebrae/AL, Unicafes apresenta Fundo Cooperativista e Feira Coop

Projeto tem como objetivo de facilitar o acesso ao crédito com financiamentos, oferecendo garantias reais às cooperativas

Por Assessoria BCCOM 27/05/2022 20h08
Em reunião com a diretoria do Sebrae/AL, Unicafes apresenta Fundo Cooperativista e Feira Coop
Reunião Sebrae - Foto: Assessoria BCCOM

A Unicafes Alagoas tem buscado novas oportunidades e espaços para disseminar o cooperativismo e a agricultura entre o hall de soluções para a economia. Nesta sexta-feira, 27, projetos de fomento e valorização dos segmentos foram apresentados aos diretores do Sebrae/AL, instituição que já é parceira da Cooperativas na realização do Programa Rota da Merenda.

O Fundo de Cooperativista para o Desenvolvimento da Agricultura e Economia Solidária foi o primeiro projeto apresentado , que tem como objetivo de facilitar o acesso ao crédito com financiamentos, oferecendo garantias reais às cooperativas. Inovador, o projeto vai oferecer suporte à necessidades de financiamentos para áreas técnicas, estratégicas, organizacional ou operacional.

Os outros dois projetos tratam-se de ações e eventos de valorização e promoção das cooperativas e segmento cooperativistas com a Comemoração do Dia do Cooperativismo, previsto para julho deste ano; e a realização da 1º Feira Coop de Alagoas.

Em todos os projetos, as cooperativas conseguiram estender o vínculo de parceria com o Sebrae Alagoas em prospecção, planejamento e execução dos projetos.

“O Sebrae tem sido um braço forte e amigo da agricultura familiar, do cooperativismo e do desenvolvimentos dos negócios. Nos trazendo sempre suas expertise e soluções eficientes para agir estrategicamente. Principalmente em projetos como esse que visam atingir a geração de emprego, melhoria de renda , poder de investimento e acesso ao crédito. Por mais uma vez a proposta foi acatada, o que deverá ser amadurecida e agregar boas ideias que vão enriquecer. 

O diretor presidente do Sebrar/AL, Marcos Vieira, destacou a importância do cooperativismo para a dinamização da economia. “Receber essa lideranças desse movimento cooperativistas é sempre muito satisfatório. O Sebrae tem sido um grande parceiros por compreender a força que advém do trabalho cooperativo no campo ou na cidade, sempre prestando serviços e buscando avançar em conhecimento. Vimos projetos de grande potencial que certamente terá efetividade nas vidas da pessoas”, enfatizou Vieira que esteve ao lados dos diretores Vinicius Lages e gerentes Renata Fonseca e do analista Henrique Soares.