Cooperativismo

Muda OCB/AL e interventor judicial discutirão processo eleitoral da entidade nesta segunda

Sindicato de Cooperativas teve eleições no estado suspensas pela Justiça, após denúncias de fraude e irregularidades

Por Redação 06/05/2022 18h06 - Atualizado em 06/05/2022 18h06
Muda OCB/AL e interventor judicial discutirão processo eleitoral da entidade nesta segunda
Sede da OCB Alagoas, em Maceió - Foto: Google Maps

O movimento Muda OCB - formado por diversas cooperativas que pedem mais transparência e participação ativa na OCB Alagoas, se reunirá, na próxima segunda-feira (9) às 14h30 na sede da entidade, com o interventor nomeado pela Justiça de Alagoas para discutir as eleições da mesma, suspensas após denúncias de irregularidades no pleito.

De acordo com o porta-voz do movimento, Antonino Cardozo, o encontro surgiu após uma provocação do próprio movimento ao interventor e tem como objetivo, discutir como vai se dar o processo de regularização das cooperativas que ficaram de fora do processo eleitoral por, segunda a OCB-AL, não estarem habilitadas a participar do mesmo.

"Existem cooperativas, como a minha, que há quatro anos tenta entrar no quadro da OCB e participar ativamente da entidade. Em paralelo a isso, existem cooperativas criadas esse ano, próximo ao período eleitoral e que já estão habilitadas para as eleições. Isso que vamos discutir com ele", explica Antonino, presidente da Coopaíba.

Ele espera que a reunião possa garantir um ambiente transparente e autônomo em relação a própria construção do processo eleitoral da OCB. "Sabemos que o interventor tem o papel de garantir a isenção em sua finalidade, no caso as eleições na OCB de Alagoas, mas, esse diálogo, é essencial para que possamos reforçar nossa missão de uma eleição segura e que de voz aos atores envolvidos".

Intervenção


A justiça acatou pedido de intervenção na OCB/AL, após uma série de denúncias envolvendo as eleições da entidade, incluindo suspeita de manipulação no registro de cooperativas para participação da eleição, enquanto outras foram impedidas de participar do pleito.

Representantes de cooperativas prepararam um dossiê que revelou um suposto esquema de manipulação e fraudes no Sistema OCB/Alagoas (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas), com contrações feitas de forma recorrente por dispensa de licitação.

O dossiê foi encaminhado à Justiça de Alagoas, e foi preparado intuito de evitar fraudes no processo eleitoral de renovação da diretoria da OCB/AL.

O que diz a OCB Nacional

A entidade disse estar “a par dos desdobramentos das ações movidas contra a unidade de Alagoas e tem colaborado para que as eleições da OCB/AL se desenvolvam de maneira lícita, legítima e democrática”.

Conforme nota da OCB Nacional, “com relação às divergências sobre o registro de novas cooperativas, o Sistema OCB esclarece que eles são avaliados e concedidos por cada uma das unidades estaduais de forma soberana e cabe à OCB nacional apenas conferir os procedimentos de concessão”. Ou seja, elas foram criadas pela unidade estadual e não, conforme dito na ação com a qual entrou na Justiça para suspender a intervenção, pela matriz.