Cooperativismo

Cooperativas são registradas no mesmo dia, pelo mesmo contador, com suposto objetivo de fraudar a eleição da OCB/AL

Telefones que constam nos dados cadastrais são os mesmos e não funcionam; Jornal de Alagoas foi atrás de todos os dados das empresas registradas

Por Redação 05/04/2022 18h06 - Atualizado em 05/04/2022 18h06
Cooperativas são registradas no mesmo dia, pelo mesmo contador, com suposto objetivo de fraudar a eleição da OCB/AL
Sede da OCB Alagoas, em Maceió - Foto: Jornal de Alagoas

Mais uma denúncia envolvendo a eleição da OCB/AL foi repassada a redação do Jornal de Alagoas. Dessa vez, a atual direção da entidade é acusada de cadastrar cooperativas que não existem, para garantir votos e se reeleger para o cargo.

Segundo documento enviado ao Jornal de Alagoas, cinco cooperativas foram cadastradas na OCB/AL durante os meses de novembro de 2021, fevereiro e março de 2022, tendo o mesmo contador.

Três cooperativas tiveram seus registros criados no mesmo dia, 4 de março de 2022; Cooperativa do Trabalho de Turismo de Água Branca, Cooplimpinovar - Cooperativa De Trabalho De Material De Limpeza Inovar e Cooperativa De Trabalho De Turismo Do Xingó.

Essas e mais duas cooperativas, criadas nos dias 25 de novembro de 2021 e 23 de fevereiro de 2022, têm como contador a mesma pessoa: Alberto Luiz, da 3R Contabilidade, com sede em Maceió, Alagoas. Segundo o perfil no Linkdin, ele faz parte da empresa desde 2000. A reportagem tentou contato telefônico com todos os números disponibilizados das cooperativas e nenhum deles é existente, segundo as operadoras.

Conseguimos contato com Alberto Luiz, que informou que as cooperativas têm sede e telefones funcionais e que as informações estão na Junta Comercial, mandando inclusive “se informarem melhor na hora de fazer uma matéria dessas”.

Porém, os dados da Redesim (vinculados ao portal Facilita Alagoas, da Junta Comercial) de consulta ao CNPJ informa que os telefones são os mesmos que a reportagem recebeu com a denúncia, as cinco cooperativas que tem o funcionário da 3R Contabilidade como contador. Além disso, todas têm o mesmo endereço eletrônico: o de Alberto Luiz.

Francisco de Souza Irmão, mais conhecido como Chico da Capial, presidente da Cooperativa Capial, estranha esse tratamento com novos cooperados enquanto antigos não conseguem nem o direito ao voto. “Eu estou em dias e não estou tendo direito de votar, uma cooperativa que tinha mais de 30 anos filiada, desde que foi feita se filiou a OCB”, disse

Chico também reclama como uma organização de cooperativas pode ter tão poucos filiados aptos a votar. “Nós temos que entrar na justiça para possamos ter mais 30 dias para se regularizar, pra participar. E queremos uma comissão da OCB nacional para coordenar a eleição”.