Cooperativismo

Reabertura da UBL beneficiará produtores de leite da CPLA

Reativação da fábrica está prevista ainda para este ano

Por Redação 01/04/2022 09h09
Reabertura da UBL beneficiará produtores de leite da CPLA
Reativação da fábrica será importante para os pequenos agricultores da Bacia Leiteira - Foto: Ascom Seagri

No mês de fevereiro, o Governo de Alagoas outorgou o Termo de Fomento da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), garantindo que a fábrica em Batalha fosse reativada. A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) batalhou bastante para conseguir a reativação, que facilitará produções de leite em pó, leite condensado, leite UHT, bebidas lácteas e doces.

A reativação está prevista ainda para o ano de 2022, a expectativa é de que mais de três mil pequenos produtores de leite sejam assistidos e, anualmente, possam produzir acima de 35 milhões de litros de leite.

Na última semana, o deputado Marx Beltrão esteve na unidade para verificar o andamento das obras da reabertura, que está cada vez mais perto.

A sócia da CPLA, Quitéria Andrade, comentou a importância da reativação da fábrica para os pequenos produtores da Bacia Leiteira.

“Em breve, a indústria estará aberta para oferecer oportunidades de emprego para os produtores da região. Por isso, eu tenho muito a agradecer ao presidente da CPLA, Aldemar Monteiro; ao secretário de Estado da Agricultura, Maykon Beltrão; e ao Governo do Estado Afinal, todos juntos, seguem ajudando e beneficiando o produtor e trabalhadores que pertencem à família do leite”, destacou.

Sivaldo Santos Silva, produtor de leite há 20 anos, distribui em média 1.350 litros por mês, na comunidade Melancia, no município de Major Izidoro. Ele já prevê um aumento da sua produção com a chegada da UBL.

“Com a reativação da UBL, nós produtores teremos mais opções de venda do leite. Isso incidirá, diretamente, na concorrência pela matéria prima, favorecendo ao aumento do preço do leite e garantindo o escoamento da produção”, afirmou Sivaldo.

Seguindo a perspectiva do cooperativismo, a fábrica vai trabalhar com pequenos produtores, triplicando a renda e aumentando - assim - a produtividade da agricultura familiar.

*Com informações da Ascom Seagri