Cooperativismo

Unicafes/AL destaca importância da agroindústria da COOPAQ para o segmento

Fábrica vai oferecer suporte aos pequenos agricultores para o escoamento da produção, segundo o presidente da COOPAQ, Romulo Dantas

Por Assessoria 06/12/2021 18h06
Unicafes/AL destaca importância da agroindústria da COOPAQ para o segmento
A linha de produção será voltada para a produção de coco ralado, leite e flocão de coco, além de frutas desidratadas e adubo orgânico. - Foto: Reprodução

A agroindústria da Cooperativa dos Agricultores Familiares Qualificados (COOPAQ),em Matriz do Camaragibe, foi inaugurada durante evento realizado, neste domingo,5, para os agricultores familiares da Região Norte de Alagoas. A operações no complexo industrial, que possui 7,5 mil metros quadrados, terá capacidade para quebrar três mil cocos por hora e devem ser iniciadas em janeiro. A COOPAQ integra o quadro de cooperativas da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), com 500 cooperados.

A expectativa é que o empreendimento da agricultura familiar gere cerca de dois mil empregos. A fábrica vai oferecer suporte aos pequenos agricultores para o escoamento da produção, segundo o presidente da  COOPAQ, Romulo Dantas. “Um sonho realizado, que vem auxiliar toda a Região Norte, com um braço industrial de tecnologia e modernidade. Isso foi trilhado e planejado desde a fundação há 10 anos, onde nós buscávamos justamente ofertar alternativas de comércio dos produtos da agricultura, além de assistência técnica”, destacou o presidente da COOPAQ.

A linha de produção será voltada para a produção de coco ralado, leite e flocão de coco, além de frutas desidratadas e adubo orgânico. Com a  nova unidade absorvendo a produção local, segundo o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, imprime competividade ao segmento.

“Nós parabenizamos o projeto COOPAQ de atuação, que se mostra arrojado e firme no propósito do cooperativismo, dinamizando ainda mais a nossa atividade. Iniciativa de muito sucesso que vai impactar em mais emprego, produtividade e sustentabilidade na vida do agricultor familiar”,  declarou o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo.