Cooperativismo
Rota da Merenda Legal apresenta produtos da agricultura para comunidade escolar da região metropolitana
Com 34 cooperativas vinculadas e cerca de 10 mil agricultores registrados, a Unicafés apresentou o produtos das cooperativas com a “Quitanda Coop”, a principal vitrine para os produtos do segmento
Buscando reposicionar a produção da agricultura familiar no mercado de compras institucionais que envolvem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a União das da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) deu início, nesta quinta-feira,11, ao “Rota da Merenda Legal”, durante encontro no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A ação, que vai continuar nas demais regiões do Estado, busca aproximar a agricultura familiar e profissionais da Educação que lidam diretamente com a composição da merenda escolar com intuito de ampliar a participação dos itens da agricultura para além dos 30%, mínimo, previsto em lei. Estiveram presentes 160 participantes de 13 município da região metropolitana entre diretores escolares, nutricionistas e professores.
Com 34 cooperativas vinculadas e cerca de 10 mil agricultores registrados, a Unicafés apresentou o produtos das cooperativas com a “Quitanda Coop”, a principal vitrine para os produtos do segmento. Os gestores puderam degustar e saber mais sobre a produção da agricultura familiar como as bebidas lácteas, leite em pó, manteiga, arroz, frutas e legumes, além de hortaliças. “A efetivação do PNAE nas escolas, sendo cumprido com a aquisição mínima de 30% do orçamento, gera um acréscimo de quase R$ 20 mil ao ano, na renda do pequeno produtor, além de promover o consumo do alimentos orgânicos e na dinamização da economia dos municípios. A gente soma hoje um resultado positivo, alcançando toda uma comunidade, que pode ser parceira da agricultura familiar”, destacou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes Alagoas.
A primeira edição do Na Rota da Merenda Escolar ainda contou com a apresentação da palestra sobre atualização normativa do PNAE, com a nutricionista Ana Luna, e apresentação de cases de sucesso em chamadas públicas da agricultura, que foi apresentada pelo secretário de Educação de Maceió, Elder Lima. A Semed anunciou a destinação do recurso de 90% do PNAE para agricultura familiar, sendo investidos R$ 8,5 milhões. “Já estamos no processo de finalização e em duas semanas já estaremos em processo de entrega para as 54 mil crianças da rede de ensino de Maceió, espalhadas por 143 unidades. Então já já esses produtos chegam à mesa dessas famílias. Para nós é motivo de orgulho de satisfação. E parabenizo a todos envolvidos nesse projeto Merenda Legal, os agricultores merecem e os estudantes precisam muito dessa alimentação no cotidiano”, destacou o secretário Elder.
Estiveram presente no evento o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira; o secretário de Educação de Maceió, Elder Maia; o vereador de Maceió Valdir Gomes; o presidente do Conselho de Nutrição da 6ª Região (CRN-6), além de representantes de órgãos de controle como o Tribunal de Contas o Estado de Alagoas (TCE) e Associação dos Procuradores Municipais de Alagoas (APROMAL).
Assista a algumas entrevistas: