Cooperativismo

Cooperativa Cheiro da Terra desenvolve tecnologias sociais para melhorar a produção dos pequenos produtores

Espaço é aberto a visitas e também estará disponível para quem quiser conhecer o trabalho na Expo Bacia

Por Redação 05/10/2021 18h06 - Atualizado em 05/10/2021 18h06
Cooperativa Cheiro da Terra desenvolve tecnologias sociais para melhorar a produção dos pequenos produtores
A produção sustentável foi uma das formas de incentivar os pequenos produtores do Agreste e Sertão de Alagoas para uma produção de qualidade e com um baixo custo benefício - Foto: Reprodução

Com sede em Igaci, região metropolitana de Palmeira dos Índios, a cooperativa Cheiro da Terra desenvolve tecnologias sociais para melhorar a produção dos pequenos produtores do agreste e sertão, além de ajudar no desenvolvimento econômico. Este ano, também se fará presente na 38ª edição da Expo Bacia Leiteira, na cidade de Batalha, participando da Feira de Negócios e Tecnologias Agrícolas, que acontece nos dias 06 a 09 de outubro, no Parque Mair Amaral.

Os cooperados recebem capacitação, através de cursos para preparar os agricultores, têm acesso às tecnologias, além de uma unidade econômica, uma loja que vende os produtos inovadores produzidos pela agricultura familiar.

Com uma plaquinha logo na entrada com a seguinte frase "A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar", de Dom Hélder Câmara, a cooperativa que nasceu a partir do Movimento de Trabalhadores do Campo (MTC) ajuda hoje cerca de 100 famílias que produzem e comercializam os produtos.

Adriano Ferreira, presidente da cooperativa Cheiro da Terra, em entrevista, fala sobre a unidade que tem como intuito preservar a história, a memoria do cooperativismo, da agricultura e para que conheçam a história da nossa luta.

"Essa casa vai ser em formato sustentável, foi feita de taipa, em mutirão", "Ainda iremos implementar algumas coisas nela, como placas solares e ao redor da casa também tem varias tecnologias que a gente desenvolve".