Cooperativismo

Por iniciativa de Paulo Dantas, ALE faz sessão especial em defesa do cooperativismo

Sessão da Assembleia Legislativa também vai marcar a comemoração de 10 anos da Unicafes

Por Redação com informações do blog do Edivaldo Júnior 04/10/2021 11h11 - Atualizado em 04/10/2021 14h02
Por iniciativa de Paulo Dantas, ALE faz sessão especial em defesa do cooperativismo
Deputado Paulo Dantas (MDB-AL) - Foto: Foto: Ascom/ALE

Deputados estaduais de Alagoas participam, nesta segunda-feira (4), de sessão especial que vai abordar a importância do cooperativismo – em especial da agricultura familiar.

A sessão foi marcada a partir de iniciativa do deputado estadual Paulo Dantas (MDB-AL), líder da maioria no Legislativo.

Alagoas vive um momento promissor, com grandes investimentos realizados pelo Executivo Estadual. São obras importantes, a exemplo de hospitais e duplicação de rodovias. Mas defendo que o governo encontre uma maneira de incluir os que mais precisam no Orçamento”, aponta.

De acordo com Paulo Dantas, é “o desenvolvimento econômico e social de Alagoas precisam caminhar juntos. O nosso grande desafio é mantermos os investimentos em infraestrutura, mas também ampliar o que é destinado à área social, para diminuir a dívida que temos com a sociedade alagoana”, declarou o parlamentar.

As cooperativas, especialmente da agricultura familiar, podem ser usadas para que o Estado atenda os que mais precisam, defende Dantas. “Comprando das cooperativas, podemos ao mesmo tempo estimular a produção e a geração de renda e também matar a fome de milhares de alagoanos que se encontram hoje em situação de insegurança alimentar”, pondera.

A sessão especial também será realizada para marcar a comemoração dos 10 anos da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

A Unicafes Alagoas, com sede em Arapiraca, no Agreste do Estado, tem como objetivo apoiar às cooperativas no desenvolvimento de suas iniciativas econômicas e na expansão e consolidação do cooperativismo na agricultura familiar e economia solidária.

A instituição propõe a inclusão social dos cooperados articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos, das melhorias de qualidade de vida, da preservação da biodiversidade e da diminuição das desigualdades.

Atualmente representa 34 cooperativas que integram os segmentos de crédito, comercialização, produção e serviços, que tem mais de 10 mil cooperados.

O evento, que é de iniciativa do deputado Paulo Dantas, está previsto para hoje às 15 horas e acontece no plenário da Casa.