Cooperativismo

Usinas investem no parque industrial e adotam novas tecnologias

Das 15 unidades de Alagoas, Pindorama e Caeté já iniciaram a moagem da cana-de-açúcar

Por Redação com Assessoria 03/09/2021 10h10 - Atualizado em 03/09/2021 13h01
Usinas investem no parque industrial e adotam novas tecnologias
Imagem ilustrativa. - Foto: Reprodução/Internet

Com a promessa de crescimento, diante de uma situação climática favorável e bons preços de mercado, a safra da cana 21/22 em Alagoas já deu seus primeiros passos em Alagoas. Desde a segunda quinzena de agosto, duas das 15 unidades da agroindústria canavieira estão funcionando a pleno vapor.

Neste cenário, a expectativa é que sejam beneficiadas mais de 18,8 milhões de toneladas de cana, o que representa um crescimento de 10,9% ante o ciclo passado. Quanto a produção de açúcar, deverão ser processadas 1,5 milhão de toneladas e mais de 483 milhões de litros de etanol.

Apostando neste horizonte otimista, usinas alagoanas resolveram reforçar suas apostas, investindo na ampliação de maquinário em busca de um desempenho industrial ainda melhor.

A usina Pindorama, a primeira unidade a iniciar a moagem, além da adoção de novas tecnologias, promoveu o aprimoramento da estrutura física da indústria. Uma nova caldeira, piscina de decantação, terno de moenda, além da ampliação da mesa de recepção de cana, foram os investimentos realizados.

“Essa é a 39ª moagem na usina, que foi projeta para processar, no passado, no máximo, 600 mil toneladas de cana. Ano passado, moemos mais de 1 milhão de toneladas. Agora, damos um pequeno salto para que possamos chegar a trabalhar com 1,3 milhão de toneladas. Se puxarmos mais a moagem, podemos ter um número ainda maior. Fizemos investimos, a exemplo em uma nova caldeira, que entra em operação em outubro, além de um terno de moenda para que possamos abrir a capacidade de moagem, crescendo de mil a mil e quinhentas toneladas por dia. Esse foi o nosso planejamento que está sendo posto em prática”
, afirmou Klécio Santos.

Com o início da moagem para este mês de setembro e também apostado em crescimento, a usina Caeté anunciou o começo da operação de uma refinaria na unidade Marituba. O diretor de Operações, Luiz Magno Brito, ressaltou também a importância da modernização agrícola, com investimentos na área de fertirrigação, com a aquisição de novos equipamentos que estão chegando e a mudança da frota. “Estamos conseguindo renovar e trabalhar com equipamentos mais novos”, declarou otimista.