Ciência, tecnologia e inovação
Especialista destaca importância do autoexame para o diagnóstico precoce do câncer de mama
Segundo cirurgião ginecológico da Hapvida, o autocuidado facilita o direcionamento e melhora o prognóstico

A campanha Outubro Rosa busca conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O cirurgião ginecológico Manoel Hollanda, da Hapvida, elucidou dúvidas sobre o tema e reforçou a importância do autocuidado, independentemente do mês.
Segundo o especialista, o autoexame e a atenção aos sinais do corpo são passos fundamentais nesse processo.
"São condutas de extrema importância para uma detecção precoce e um acompanhamento adequado", disse Hollanda. De acordo com o profissional, embora não exista uma idade mínima oficial para iniciar esse cuidado, o ideal é adotar esses hábitos cedo. "A mulher deve se conhecer, é importante ter esse autoconhecimento, conhecer sua mama desde jovem, desde o crescimento que ela se entende", explicou.
O profissional orienta que, ao chegar à fase adulta, por volta dos 18 ou 20 anos, a mulher já deve incorporar o hábito de observar as mamas regularmente.
"É importante que a mulher faça uma avaliação visual, pode ser na frente do espelho para identificar alguma vermelhidão, se há secreção no mamilo", destacou. Além disso, ele recomenda uma apalpação mais firme para verificar a existência de nódulos ou dores, sinais que devem motivar a busca por um ginecologista ou mastologista.
Apesar da relevância do autoexame, o médico alerta que ele não substitui os exames de imagem, como a mamografia. "Na verdade, a mamografia é um exame que é solicitado em consultório para rastreamento", afirmou. Segundo Hollanda, a escolha entre mamografia e ultrassom de mama depende da faixa etária e do histórico da paciente, sendo ambos exames complementares no diagnóstico.
