Ciência, tecnologia e inovação
Jovens talentos apresentam projetos científicos em Sergipe e Alagoas
Eventos da Embrapa reuniram 24 bolsistas em Aracaju e Maceió para mostrar avanços em agricultura, meio ambiente e tecnologia

Nos dias 2 e 4 de setembro, Aracaju (SE) e Maceió (AL) foram palco de dois eventos científicos que destacaram o protagonismo de jovens pesquisadores vinculados à Embrapa. Ao todo, 24 bolsistas apresentaram seus projetos no 15º Seminário de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Tabuleiros Costeiros e no 3º Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Alimentos e Territórios.
Os trabalhos foram desenvolvidos sob orientação de pesquisadores das unidades da Embrapa, com apoio de programas de iniciação científica do CNPq e fundações estaduais de fomento à pesquisa.
Sergipe
Em Aracaju, 14 bolsistas apresentaram seus projetos na sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros. A abertura contou com falas do chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Amaury Santos, e do supervisor do Núcleo de Apoio à Programação, Marcos Silva. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor José Ricardo de Santana, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o tema “Políticas de fomento à ciência, tecnologia e inovação”.
A banca avaliadora foi composta pelo professor Arthur Domingos de Melo (UFS) e pela pesquisadora Viviane Talamini (Embrapa). O trabalho vencedor foi “Caracterização dos isolados microbianos de rizosfera de plantas halófilas quanto à tolerância à salinidade”, de Glauber Quintela Barbosa, orientado por Marcelo Fernandes.
Em segundo lugar ficou Pedro Garcia da Paz Santana, com o projeto “Impactos da diversificação agrícola no rendimento médio das culturas temporárias e permanentes no Brasil”, orientado por Marcos Silva. O terceiro lugar foi para Lorena Hellen Santana Carvalho, com o trabalho “Criopreservação de gemas apicais e laterais de jenipapeiro”, sob orientação de Ana Lédo.
Alagoas
Em Maceió, o evento ocorreu no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), reunindo dez bolsistas das unidades da Embrapa em Rio Largo e na capital. A abertura foi conduzida por Amaury Santos e Edy Sousa de Brito, chefes de pesquisa das respectivas unidades.
A palestra principal foi apresentada pelo pesquisador Elio Guzzo, que abordou os dez anos de estudos sobre o ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indica) em Alagoas, destacando os impactos da praga em culturas como coqueiro, bananeira e dendezeiro.
A banca avaliadora foi formada por Mariana Breda, professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e Edy Sousa de Brito. O trabalho vencedor foi “Efeito do método de plantio no estabelecimento e desenvolvimento de mudas de genótipos elite de capim-elefante”, apresentado por Suélen Espindula da Silva, sob orientação de Anderson Carlos Marafon.
O segundo lugar foi para Alan Douglas Fernandes de Lima, com o projeto “Diagnóstico preliminar sobre a comercialização e consumo de frutos de umbu-cajá em Maceió”, orientado por Semíramis Ramos. Em terceiro, ficou Alex de Araújo Silva, com o trabalho “Avaliação da resistência de germoplasmas de feijão-caupi aos fungos Rhizoctonia solani e Sclerotium rolfsii”, orientado por Marissonia de Araújo Noronha.
Os eventos reforçam o papel da Embrapa na formação de novos pesquisadores e na promoção da ciência aplicada ao desenvolvimento sustentável dos territórios.
