Ciência, tecnologia e inovação

Ciência & Tecnologia promove Hackathons das Mulheres em Maceió

Eventos organizados pela Secti ocorreram nos dias 15, 16, 22 e 23 de março

Por Assessoria 27/03/2024 09h09
Ciência & Tecnologia promove Hackathons das Mulheres em Maceió
Ciência & Tecnologia promove Hackathons das Mulheres em Maceió - Foto: Assessoria

No Mês da Mulher, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) realizou dois Hackathons exclusivamente para mulheres em Maceió, com a finalidade de promover a inovação e fortalecer a rede de apoio entre as participantes sob o tema “Empoderamento Feminino através da Tecnologia: Soluções Inovadoras para o Dia a Dia”, recebendo orientações do Programa Mentoring Team nas áreas de T.I. e Jurídico, com Amaury Nogueira e Bruna Cavalcante.

Os eventos, sediados no Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá (Cipt) e no Polo Multissetorial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Benedito Bentes, reuniram mulheres interessadas em áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), que apresentaram soluções criativas em diversas áreas temáticas, contemplando tanto parte alta quanto baixa de Maceió ao longo de dois fins de semana: 15-16 e 22-23 de março.

No Hackathon do Jaraguá, sediado nas instalações do OxeTech Lab, 20 participantes divididas em quatro equipes competiram em áreas como Segurança e Prevenção à Violência, Saúde e Bem-estar, Equilíbrio Trabalho-Vida (social/pessoal) e Educação e Desenvolvimento Profissional.

A equipe Fortune, formada por Taísa Lima, Letícia Maria, Camilly Gabriela e Ana Casado, saiu vitoriosa com um aplicativo wearable (tecnologias que o usuário pode vestir, carregar ou usar como acessório) de segurança feminina chamado “Guardiã”, que inclui um botão do pânico que envia mensagens automáticas de ajuda para contatos de emergência pré-definidos. Além disso, oferecendo recursos como a visualização de locais seguros próximos, acesso rápido aos serviços de emergência e gravação discreta de áudios para servir como prova em casos de agressão.

O grande diferencial do projeto foi o desenvolvimento de um protótipo de pulseira conectada via Bluetooth ao aplicativo. Essa pulseira conta com um botão que ativa os procedimentos de emergência do aplicativo, mesmo quando o usuário não tem acesso imediato ao seu dispositivo móvel. Essa solução pode fornecer uma sensação de segurança 24 horas por dia, como se as mulheres tivessem uma “guardiã” sempre pronta para ajudar.

No Hackathon do Benedito Bentes, nove participantes formaram duas equipes e focaram em soluções para gestão da saúde feminina e compartilhamento de rotas seguras para mulheres. A equipe vencedora trouxe a proposta de um aplicativo móvel, chamado “sauDelas”, com totens dedicados a marcar consultas e exames para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Seu conceito é simples, mas poderoso: conectar mulheres que precisam de cuidados de saúde essenciais com universidades que já oferecem esses serviços de forma gratuita às comunidades de risco ou carentes.

Para Rebeca Jesus Brandão, uma das organizadoras e participante do Grupo Katie da UFAL (que promove ações de apoio e incentivo às estudantes de Computação), os Hackathons surgiram com o objetivo de unir as mulheres e estimular sua criatividade, destacando a importância dessa rede de apoio numa área predominantemente masculina.

“No cenário em que vivemos atualmente ainda somos hostilizadas ou ignoradas. Muitos dos laços que foram criados ali no Hackathon permanecerão, assim como as ideias que têm um grande potencial de irem para frente e ajudar muitas pessoas. Tanto a recompensa financeira quanto a metodológica abre portas para que essas mulheres invistam em mais capacitação, materiais e ressignifiquem suas potencialidades", disse Rebeca.

Ao final das maratonas de tecnologia e inovação, cada componente das equipes vencedoras recebeu R$ 1 mil, e todas as demais participantes receberam certificados emitidos pela plataforma OxeTech, além de medalhas simbólicas.