Agro
Produtores rurais têm até 12 de novembro para renegociar dívidas no BNB
Medida provisória prevê prazo de até dez anos para quitação dos financiamentos e pode beneficiar mais de 4,3 mil produtores em Alagoas
Produtores rurais que tiveram perdas de renda nas últimas safras em decorrência de eventos climáticos ou de dificuldades econômicas na comercialização têm até 12 de novembro para renegociar dívidas com o Banco do Nordeste (BNB). A medida foi autorizada pela Medida Provisória 1.376/2026, que estabelece novas condições para o pagamento dos financiamentos, com prazos de até dez anos.
A iniciativa pode alcançar mais de 100 mil produtores rurais, distribuídos em 117 mil operações de crédito na área de atuação do BNB, que abrange os nove estados do Nordeste e partes de Minas Gerais e do Espírito Santo. Em Alagoas, mais de 4,3 mil produtores, responsáveis por cerca de 5 mil operações de crédito, podem ser contemplados.
Quem pode participar
Podem solicitar a renegociação produtores do agronegócio, agricultores familiares e cooperativas de produção agropecuária que tenham registrado perdas em pelo menos duas safras entre 2019 e 2025 ou sofrido redução de, no mínimo, 30% da renda bruta agropecuária esperada.
Para ter acesso às condições previstas na medida provisória, é necessário comprovar os prejuízos por meio de laudo emitido por profissional legalmente habilitado. O documento deve atestar que as perdas decorreram de eventos climáticos e/ou de uma redução relevante nos preços de mercado.
A renegociação abrange operações de investimento com parcelas vencidas ou a vencer no período de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026.
Também estão incluídos financiamentos de custeio, comercialização, industrialização e investimento contratados até 31 de dezembro de 2025, desde que estejam inadimplentes desde 1º de janeiro de 2024 e tenham permanecido nessa condição até 31 de maio de 2026.
Prazos de pagamento
As novas condições também podem ser aplicadas a dívidas que já haviam sido renegociadas ou prorrogadas até 31 de maio de 2026, desde que estejam em dia.
O prazo para quitação pode chegar a dez anos, conforme a situação de cada empreendimento rural. A medida prevê ainda um período de carência de um ano antes do início do pagamento do valor principal da dívida.
Os produtores interessados devem procurar a agência do Banco do Nordeste com a qual mantêm relacionamento ou utilizar os canais digitais da instituição. O atendimento está disponível pelo Portal do BNB e pelo WhatsApp, no número (85) 4020-0004.
*Com informações da assessoria

