Agro
Expo Bacia Leiteira: Torneio Leiteiro oferece premiações que chegam a R$ 65 mil
Evento ocorrerá entre os dias 14 e 18 de outubro, no Parque Mair Amaral, em Batalha
Mais uma edição do tradicional Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar está confirmada na Expo Bacia Leiteira 2026. A competição, já consolidada como um dos pontos altos da exposição, destaca a genética dos rebanhos do pequeno produtor da Bacia Leiteira alagoana.
Com premiações em dinheiro que chegam até R$ 65 mil, o Torneio Leiteiro funciona como incentivo e fomento da agricultura familiar leiteira.
“Todo produtor vai levar uma coisinha. Quem tiver mais leite, leva mais. Quem tiver melhor genética e vai ter uma condição melhor. Logo, obviamente, nós vamos pagar 65 mil reais em prêmios. Todos os participantes são prestigiados. E a gente vai manter essa premiação”, explica o prefeito Wagney Dantas.
“Os rebanhos estão com uma genética muito melhor do que há muitos anos e são referência hoje. Tem vaca produzindo 35kg de leite. é um rebanho pequeno com produção grande”, destaca o prefeito.
Banho de leite
Ao final do torneio, os agricultores tomarão o famoso banho de leite com o que foi produzido durante a competição.
“Esse é o momento mais esperado do Torneio Leiteiro. Eu faço questão de dar um banho de leite aos produtores de leite. Isso aí é um gesto já feito há muito tempo. É uma coisa muito bacana que integra a comunidade inteira. Venham as famílias participarem. E venham ver a alegria do povo batalhense. E vejam aqueles produtores de leite que vão tomar um banho de leite aqui”, conclui Wagney.
A Expo Bacia Leiteira ocorrerá entre os dias 14 e 18 de outubro, no Parque Mair Amaral, em Batalha. A entrada é livre e aberta a todos os públicos.
