Agro

Manejo adequado pode assegurar qualidade do mel e do própolis em AL

Povoado de Palatéia, na Barra de São Miguel, é permeado pela atividade da apicultura

Por Willyam Miranda* com Alagoas Rural 03/02/2026 17h05 - Atualizado em 03/02/2026 18h06
Manejo adequado pode assegurar qualidade do mel e do própolis em AL
Programa foi exibido no último domingo (01) - Foto: Alagoas Rural

O povoado de Palatéia, no município de Barra de São Miguel, Alagoas, é permeado pela atividade da apicultura, abrangendo do cultivo ao turismo apícola.

Os produtos oriundos das colmeias possuem condições específicas para coleta. O cultivo do mel nos apiários é potencializado nos períodos da primavera e do verão. Já o própolis, faz o caminho inverso nas estações e pode ser colhido de maneira mais abundante nas estações do outono e do inverno.

Em entrevista concedida ao Alagoas Rural, no programa exibido no último domingo (1º), a técnica agrícola Caroline Peixoto demonstrou quando se deve colher o mel.

''As abelhas vão preenchendo todos os quadros, quando eles estão completamente ou parcialmente operculados, o produtor vem realizar a colheita do mel'', explicou.

Já o própolis, possui tempo e necessita de uma estrutura diferente, contendo um espaço específico nas caixas para ser produzido. O produto, que é uma resina naturalmente formada pelas abelhas, com o objetivo de defender a colmeia, é coletado pelos apicultores e retirado distante da colmeia, durando cerca de 15 dias para a prontidão.

Caroline também comentou os cuidados necessários na coleta de ambos os produtos: ''Nem todas as abelhas são propensas a criar mel e nem outras tem a capacidade de produzir o própolis, não sendo possível a produção ao mesmo tempo dos dois produtos, por isso se deve focar a coleta de cada um deles no seu período de fertilidade, evitando que as abelhas se estressem", concluiu.

*Estagiário sob supervisão