Agro

Projeto Agricultura Familiar em Movimento beneficia mais de 90 famílias em AL

Iniciativa levou serviços de emissão de documentos e orientações a assentados em Junqueiro

Por Agência Alagoas 26/01/2026 17h05
Projeto Agricultura Familiar em Movimento beneficia mais de 90 famílias em AL
Iniciativa levou serviços de emissão de documentos e orientações para mais de 90 famílias - Foto: Tatiane Bastos / Ascom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) está ampliando o acesso à cidadania e às políticas públicas para moradores das zonas rurais por meio do projeto Agricultura Familiar em Movimento. Nesta segunda-feira (26), a iniciativa levou serviços de emissão de documentos e orientações a mais de 90 famílias assentadas da comunidade São José, em Junqueiro.

Entre os serviços oferecidos estavam a emissão de Carteira de Identidade (RG), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), inscrição no Garantia-Safra 2025-2026, Cadastro Ambiental Rural (CAR), requerimento e orientações sobre benefícios previdenciários, além de rodas de conversa com informações em educação, saúde, agroecologia e programas assistenciais.

O secretário de Estado da Agricultura, Marcelo Melo, que acaba de completar 100 dias à frente da pasta, destacou que 2026 será um ano de muito trabalho, com o projeto percorrendo todo o estado e priorizando assentamentos da reforma agrária.

“É nossa missão aproximar as políticas públicas dos agricultores. Com o projeto, levamos serviços gratuitos que garantem cidadania ao homem e à mulher do campo. Também oferecemos orientações educativas sobre promoção da saúde, prevenção ao uso de agrotóxicos, gratuidade na emissão do CAF e informações sobre aposentadoria”, ressaltou o gestor da Seagri.

A agricultora Maria Francisca, moradora do assentamento há 12 anos, mesmo aposentada, segue produzindo macaxeira, milho, batata, abóbora, inhame, feijão de corda e feijão carioca. Ela participou da ação em busca de orientações para acessar o Garantia-Safra e atualizar documentos.

“Isso é maravilhoso, bom demais para cada um de nós. Tem muita gente aqui que, se precisar ir à cidade para fazer documento, fica perdido. Isso aqui é uma bênção do Governo de Alagoas”, afirmou dona Francisca.

Helena Maria, coordenadora da base do movimento social Frente Nacional de Luta (FNL) no assentamento São José, relatou que o grupo está no local há 13 anos e que a chegada dos serviços amplia as oportunidades para os agricultores continuarem produzindo. “A agricultura familiar aqui é o carro-forte e a comunidade tem um trabalho coletivo muito importante. Recebemos uma equipe que trouxe benefícios essenciais para o povo. A CAF é a coisa mais importante para a gente”, destacou.

O projeto Agricultura Familiar em Movimento é uma iniciativa da Seagri, em parceria com a Emater Alagoas, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) — por meio do Grupo de Trabalho de Vigilância em Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos —, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto de Identificação e secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social.