Agro

FAAL e Senar Alagoas celebram conquistas e anunciam novos projetos para 2026

Encontro reuniu sindicatos rurais e destacou avanços em capacitação, assistência técnica e ações sociais

Por Nichollas Judson* com Alagoas Rural 24/12/2025 16h04 - Atualizado em 24/12/2025 17h05
FAAL e Senar Alagoas celebram conquistas e anunciam novos projetos para 2026
FAAL e Senar Alagoas celebram conquistas de 2025 e anunciam novos projetos para 2026 - Foto: Reprodução

Durante o encontro de balanço anual, a Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (FAAL) e o Senar Alagoas celebraram as conquistas de 2025. A reunião contou com representantes de sindicatos rurais de todas as regiões do estado e apresentou os avanços das atividades realizadas ao longo do ano.

Segundo a presidente da FAAL, Maria Clara Silva, o encontro foi marcado pela participação ativa dos produtores.

“Foi uma reunião muito proativa, com opiniões e sugestões diversas. Um ponto de destaque foi a presença de caras novas na federação, principalmente jovens, o que demonstra um interesse crescente em participar das discussões. Quem ganha com isso é a entidade, o estado de Alagoas e o setor produtivo, que busca segurança jurídica e estabilidade econômica”, afirmou.

Em 2025, o sistema FAAL/SENAR atendeu mais de 35 mil pessoas em programas de capacitação e assistência técnica. A assistência técnica e gerencial, iniciada há cerca de cinco anos, consolidou-se como o “carro-chefe” do Senar Alagoas e do Brasil, incentivada pela CNA ao perceber que o produtor precisava de apoio direto no campo para conhecer seus custos, receitas e resultados. Além da produção, o foco tem sido levar novas técnicas e informação para melhorar a vida de quem está no campo.

As ações sociais também avançaram com programas de saúde, incentivo aos jovens e fortalecimento da participação das mulheres no agro. Esse êxito é fruto de parcerias com o Sebrai, CNA e prefeituras, fortalecendo municípios como Junqueiro e diversas outras regiões.

Entre as novidades anunciadas está a implementação do primeiro centro de treinamento agropecuário, que será implantado no município de São Miguel dos Campos. Para 2026, a tendência é a expansão de programas como o “Mais Pasto”, focado em pecuária de corte e leite, e o lançamento do programa “Saúde no Campo”.

De acordo com Maria Clara Silva, o novo projeto terá impacto direto na vida das famílias rurais. “O Saúde no Campo dará assistência à família do produtor rural com visitas mensais de técnicos de enfermagem para acompanhar a saúde básica, como glicemia e pressão arterial, garantindo um suporte completo ao homem do campo”, destacou.

*Estagiário sob supervisão