Agro
Conferência Internacional DATAGRO celebra 25 anos e os 50 do ProÁlcool
Edição histórica celebrou os 25 anos de realização do evento e os 50 anos do Programa Nacional do Álcool (ProÁlcool)
O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, participou essa semana da 25ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, uma edição histórica que celebrou os 25 anos de realização do evento e os 50 anos do Programa Nacional do Álcool (ProÁlcool).
No primeiro dia do encontro, no painel “Uma História de Pioneirismo”, conduzido pelo CEO da DATAGRO, Plínio Nastari, foram homenageadas personalidades que marcaram a trajetória do setor sucroenergético, a exemplo de Salvador Lyra, que há 100 anos realizou os primeiros testes com etanol no Brasil, na Usina Serra Grande, localizada no município alagoano de São José da Lage.
Na ocasião, Pedro Robério representou o industrial Luiz Antônio, proprietário da Usina Serra Grande, na homenagem especial pelo centenário do biocombustível.
Durante a programação do encontro, o presidente do Sindaçúcar-AL moderou o painel “Evolução da Tecnologia Automotiva: do carro a álcool, ao flex, ao híbrido flex, em direção ao ETH”, com as participações de Henry Joseph Junior (ANFAVEA/AEA) e João Irineu Medeiros (Stellantis), debatendo os avanços tecnológicos e o papel do etanol na transição energética.
O presidente do Sindaçúcar-AL participou ainda do Painel dos Presidentes - “O que esperar à frente”, que reuniu lideranças do setor para discutir os rumos do mercado, a transição energética e as perspectivas para os biocombustíveis no Brasil.
Durante o painel, Pedro Robério recebeu um troféu de reconhecimento pelos 50 anos do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), um tributo à contribuição do setor e ao legado que consolidou o etanol como símbolo de inovação e sustentabilidade.
A conferência, que reuniu mais de 1.500 participantes, contou com a presença de lideranças e especialistas do setor energético para discutir biocombustíveis de baixo carbono, inovação agrícola, integração cana-milho, bioeletricidade e etanol 2G.


