Agro

Projeto Agricultura Familiar em Movimento chega em Murici nesta quarta-feira (4)

Projeto contempla famílias residentes da zona rural dos municípios

Por Agência Alagoas 30/01/2026 17h05 - Atualizado em 30/01/2026 18h06
Projeto Agricultura Familiar em Movimento chega em Murici nesta quarta-feira (4)
Iniciativa contará com atendimentos na Escola Municipal Olival Lins Melo, dentro do Assentamento Dom Helder - Foto: Ascom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) leva o projeto Agricultura Familiar em Movimento ao município de Murici nesta quarta-feira (4). A iniciativa, voltada para a população da zona rural, oferecerá diversos serviços de cidadania na Escola Municipal Olival Lins Melo, localizada no Assentamento Dom Helder, das 9h às 15h.

A ação tem como objetivo atender grupos prioritários de comunidades tradicionais, assentados e acampados, alcançando diretamente as famílias agricultoras, especialmente aquelas em áreas remotas e de difícil acesso. O projeto promove não apenas o fortalecimento da produção rural, mas também amplia o acesso a direitos e incentiva o protagonismo das populações do campo.

Entre os serviços disponíveis estão o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), emissão de Carteira de Identidade (RG), orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações e requerimentos de benefícios previdenciários e programas assistenciais. A programação inclui ainda rodas de conversa sobre educação e vigilância em saúde, com orientações específicas para trabalhadores rurais, além de um espaço infantil dedicado às crianças da comunidade.

O projeto é realizado pela Seagri em parceria com a Emater Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – por meio do Grupo de Trabalho de Vigilância em Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos –, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Instituto de Identificação e prefeituras municipais.