Agro
Genética refinada e força leiteira dominam a pista de julgamentos da 42ª Expo Bacia Leiteira
Na competição, são avaliadas diferentes composições raciais, como animais ¼ sangue, 5/8 e ¾ holandês, divididos em categorias de jovens e adultos

A pista de julgamentos da 42ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha, tem confirmado o que já é reconhecido em todo o país: Alagoas é referência nacional na genética da pecuária de leite. A exposição iniciou seus julgamentos, no Parque Mair Amaral, com a avaliação do colegiado de juízes da Associação Nacional da Raça Girolando, com cerca de 80 animais participando, entre fêmeas e machos.
Segundo o jurado de pista Edivaldo Júnior, da Associação Nacional da Raça Girolando, os julgamentos não servem apenas para ranquear animais de elite, mas são um espaço democrático, que valoriza o trabalho de seleção genética de todos os criadores.
“Os julgamentos são importantes porque dão visibilidade ao trabalho de quem seleciona animais com qualidade leiteira, seja em rebanhos já ranqueados nacionalmente ou em projetos que estão crescendo. A pista é, antes de tudo, um espaço de avaliação técnica que contribui para que a pecuária leiteira continue evoluindo”, destacou.
Na competição, são avaliadas diferentes composições raciais, como animais ¼ sangue, 5/8 e ¾ holandês, divididos em categorias de jovens e adultos. Em cada grupo, os critérios são específicos: nos animais jovens, garupa, força leiteira, locomoção e amplitude corporal; nas vacas adultas, peso, conformação, capacidade corporal, sistema mamário e harmonia de conjunto.
Para o jurado, o objetivo é identificar animais com características refinadas, de estrutura mais plana e funcional, capazes de transformar tudo o que consomem em leite, sem acúmulo excessivo de gordura ou musculatura. “É a busca pelo verdadeiro animal de leite. Realizar o julgamento no coração da Bacia Leiteira do estado, em um polo estratégico de produção e tradição, reforça a importância do conhecimento técnico para valorizar os criadores locais e promover a troca de conhecimento técnico”, resumiu.
