Agro
Robôs colhedores de açaí prometem transformar produção na Amazônia
Tecnologia apresentada em feira agropecuária no Amapá pode multiplicar em até dez vezes a capacidade dos peconheiros e ampliar a segurança na colheita

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) apresentou, uma inovação que pode revolucionar a cadeia produtiva do açaí na Amazônia: os chamados “açaí bots”, robôs projetados para realizar a colheita do fruto.
A novidade foi lançada durante a 54ª Expofeira Agropecuária do Amapá, evento voltado à sociobioeconomia, agronegócio sustentável, transição energética e tecnologias limpas.
Pesando apenas 8 quilos e operado por controle remoto, o equipamento é capaz de colher cachos de até 14 quilos. Em um único turno, pode retirar mais de 100 cachos, o que é dez vezes mais do que o método tradicional realizado pelos peconheiros, trabalhadores que sobem nos açaizeiros para cortar os frutos.
De acordo com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a tecnologia é parte das ações do Governo Federal para fortalecer a Rota do Açaí, programa que busca agregar valor à produção por meio de capacitação, financiamento e criação de polos produtivos na região.
“Esse robô foi testado por peconheiros nas ilhas do Amapá e do Pará, em parceria com o ministério e cooperativas. Além de aumentar a produtividade, garante mais segurança para quem trabalha na colheita”, ressaltou o ministro.
Financiamento
Os agricultores tem a facilidade de comprar a coletadora pelo programa Mais Alimentos com 2% de juros, 3 anos de carência e 10 anos para pagar.
Já pelo Pronaf B, o juros cai para 0,5%, e garante um desconto de 40% na parcela para quem pagar em dia.
