Agro

Expo Bacia começa nesta quarta-feira (10) com programação técnica e comercial diversificada

Evento acontecerá no Parque Mair Amaral, em Batalha, até domingo (14)

Por BCCOM Comunicação 09/09/2025 14h02 - Atualizado em 09/09/2025 15h03
Expo Bacia começa nesta quarta-feira (10) com programação técnica e comercial diversificada
Evento começa nesta quarta-feira (10) em Batalha - Foto: Assessoria

Localizado no sertão de Alagoas, o município de Batalha se prepara para receber a partir desta quarta-feira, dia 10, no Parque Mair Amaral, a 42ª edição da Expo Bacia Leiteira. A maior exposição da pecuária de leite do estado de Alagoas e uma das maiores do Nordeste segue até o domingo, dia 14, contando com uma programação técnica e comercial diversificada e que mostra a força da agricultura familiar alagoana. 

A entrada para o evento, que deve contar com mais de 400 animais de toda a região da Bacia Leiteira e de estados vizinhos, é gratuita.

Durante cinco dias, Batalha será palco de capacitações, troca de experiências voltadas ao fortalecimento da pecuária leiteira no estado, especialmente para a região da Bacia Leiteira, por meio de palestras, cursos técnicos e rodas de conversa organizadas promovidas por especialistas do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e de instituições como Seagri-AL, Emater e Embrapa. 

A programação conta ainda com exposições de animais e o tradicional Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar que, nessa edição, ofertará o total de prêmios no valor de R$ 55 mil. A competição é voltada para o pequeno e médio produ tor de leite.

Torneio Leiteiro

O tradicional Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar, competição que acontece há cinco anos e que é voltada para o pequeno e médio produtor, de acordo com a programação está prevista para ser realizado entre os dias 11 e 14, no Parque Mair Amaral.

A competição contará com a participação de 42 animais divididos em duas categorias: novilha e vaca adulta, como explica o organizador Wanderlan Lima, representante da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), com sede em Batalha.

“Todo ano a gente realiza esse Torneio Leiteiro para as cooperativas e só os associados participam. É um torneio voltado para agricultura familiar, justamente porque os grandes produtores não competem. Há mais de cinco anos que a gente só faz com a agricultura familiar”, destacou Lima.

No último ano, a competição bateu recorde de produção, com 101 kg de leite, como destaca o secretário de agricultura de Batalha, Matias Amorim. 

“Só participam as três cooperativas: CPLA, Capelinha e Coopaz (Cooperativa Agropecuária de Produtores de Leite Familiar da Bacia Leiteira de Alagoas). É um dos melhores do Brasil. Ano passado a gente teve o recorde de produção de 101 kg de leite em duas ordenhas”, declarou.Ele reforçou ainda que a expectativa para o evento é considerada positiva. “Batalha é sede, mas a Expo Bacia é regional, então sempre há a participação de todos os municípios da Bacia Leiteira. Também vem animais de Sergipe, Pernambuco e Maceió”, afirmou.

Julgamentos

Em parceria com a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), a exposição contará com o rankeamento dos animais presentes no evento, que compara os melhores entre os criadores e destaca a superioridade genética dos rebanhos da Bacia Leiteira alagoana.

“A Bacia Leiteira de Alagoas possui um rebanho muito qualificado em média de produtividade. A exposição participa no nosso calendário, tanto do ranking estadual como do ranking nacional do girolando. Então a gente tem criadores do estado, de Sergipe, da Bahia e do estado de Pernambuco participando desse rankeamento”, afirmou Domício Silva, presidente da ACA.

Ainda segundo Domício, a Expo Bacia Leiteira reúne toda a cadeia produtiva do leite, por isso a importância da realização do julgamento: corrigir falhas e incentivar o aumento de rebanhos já produtivos. Além do julgamento, os jurados auxiliarão criadores que ainda não foram apresentados ao rankeamento genético. Os julgamentos acontecem durante a Expo Bacia Leiteira.

Capacitações

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) estará presente no evento com programação técnica de incentivo à inovação e fortalecimento da pecuária do leite.

Produtores rurais, profissionais e estudantes vinculados à cadeia produtiva do leite terão a oportunidade de realizar negócios e aprimorar técnicas de melhoramento genético do rebanho e trocar experiências com pesquisadores de reconhecimento nacional no desenvolvimento de estudos e condutas próprias para o setorAs atividades da Seagri na Expo Bacia Leiteira começam no dia 09 de setembro, com o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos, que segue até o sábado, dia 13, oferecendo aulas teóricas e práticas, com certificado de 40 horas.

Outro destaque da programação é o TecLeite, iniciativa pioneira no Nordeste, fruto da parceria entre a Seagri, Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) e Embrapa Gado de Leite (MG).

A ação, que será aberta a todo o público do evento, vai reunir especialistas para discutir tecnologias aplicadas à pecuária leiteira, incluindo produção de forragem no semiárido, ensilagem de fubá reidratado e melhoramento genético durante a manhã do dia 11 de setembro, no Pavilhão de Palestras da exposição. A secretaria contará ainda com um estande fixo, onde também haverá entrega de mudas nativas da Caatinga, no dia 10 de setembro, e distribuição de alevinos no dia 12 de setembro.

Estudantes

Há dez anos participando da Expo Bacia Leiteira, o IFAL – Campus Batalha, na 42ª edição da exposição, estará com o Museu da Bacia Leiteira, com exposição de agro empreendedores e com o estande, ajudando no tradicional Torneio Leiteiro. “Estaremos também nas palestras – todas com temáticas de milho, alimentação animal, produção e gestão de fazendas principalmente de leite e vamos ter também diversas oficinas e minicursos promovidos pelo Instituto Federal de Alagoas em conjunto com o município e o estado”, destacou Magno Abreu, diretor-geral do IFAL – Campus Batalha.

Segundo Abreu, mais de 400 alunos estarão participando da exposição. “Isso dá a vivência e aproxima o estudante do profissional e do dia a dia do técnico em agropecuária, em agroindústria e em biotecnologias, que são os nossos carros-chefes”, declarou.

Novidade

Mais uma atração da Expo Bacia Leiteira 2025 está confirmada. A Cooperativa de Agricultura Familiar do Semiárido Brasileiro (Coofasa) garantiu presença na abertura do evento, sendo apresentada como exemplo de inovação e determinação, por ser a primeira a investir no plantio de milho e recuperar a safra de uma perda massiva no último ano. O lançamento da cooperativa está marcado para 18h do dia 10.

Na ocasião, Elânio Santana, presidente da cooperativa fará uma palestra sobre a cooperativa, criando um espaço de troca de experiências que debate os desafios e apresenta soluções para o cooperativismo alagoano, fortalecendo o setor, sendo ainda um espaço de escuta, formação de novas conexões, de inovação e reconhecimento.

A Coofasa possui uma média de produção de 100 sacos de milho por hectare. Atualmente, conta com 16 produtores e uma área de 450 hectares, que abrange os municípios de Olivença, Poço das Trincheiras, Caiçara e Santana do Ipanema. Contando com um maquinário moderno para auxiliar na produção, consegue conciliar milho e tecnologia, trazendo inovação ao setor cooperativista.

Graças à determinação dos cooperados e técnicos, conseguiu se recuperar após perder 95% da safra em 2024, devido a um período de seca intensa.