Agro

Alagoas celebra os 100 anos de etanol no Brasil

Cerimônia ocorreu na Usina Serra Grande, em São José da Laje, com a presença de autoridades e sindicalistas

Por BCCOM Comunicação 08/09/2025 18h06 - Atualizado em 08/09/2025 18h06
Alagoas celebra os 100 anos de etanol no Brasil
Celebração ocorreu na Usina Serra Grande, em Alagoas, com a presença de autoridades - Foto: Assessoria

O etanol - considerado uma fonte estratégica de energia renovável em um cenário de crescente preocupação ambiental e que posiciona o Brasil como líder no uso de biocombustíveis -, comemorou 100 anos e Alagoas foi o primeiro estado a desenvolve-lo no país graças ao pioneirismo do empresário e engenheiro químico Salvador Lyra.

Na Usina Serra Grande, localizada no município alagoano de São José da Laje, ele deu início os primeiros testes com o combustível feito a partir da cana-de-açúcar.

Para celebrar o centenário, o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol no Estado de Alagoas – Sindaçúcar-AL, em parceria com a Usina Serra Grande e o Governo do Estado de Alagoas, promoveu, no município de São José da Laje, na Usina Serra Grande, uma solenidade comemorativa ao centenário do biocombustível produzido a partir da cana-de-açúcar e cujos os primeiros testes foram realizados pelo industrial Salvador Lyra.

A solenidade, comandada pelo Presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, e pelo diretor Presidente da Usina Serra Grande, Antônio Bezerra, contou com a participação de autoridades governamentais, conselheiros do Sindaçúcar-AL e convidados.

A cerimônia teve como palco do evento o museu da Usina Serra Grande, onde em seguida ocorreu a entrega do livro comemorativo dos 100 anos do etanol – editado pelo Governo de Alagoas.

A programação contou ainda com descerramento da placa comemorativa aos 100 anos de etanol no Brasil, no pátio da unidade industrial do setor sucroenergético alagoano, discursos de autoridades e homenagens, sendo encerrada com o desfile da primeira locomotiva que transportou os primeiros litros de etanol como combustível para distribuições em bombas de postos de combustíveis em Alagoas e Pernambuco.