Agro

Casal transforma olival abandonado em azeite premiado no exterior

Produtores investiram em poda e adubação de árvores em propriedade na Serra da Mantiqueira

Por Globo Rural 31/08/2025 10h10
Casal transforma olival abandonado em azeite premiado no exterior
Casal transforma olival abandonado em azeite premiado no exterior - Foto: Reprodução

A paixão em comum de Gabriella Mariuzzo Zanforlin e Juan Marcelo Trindade Portilla Erazo pela gastronomia e o campo se transformou em um projeto de pouco mais de um ano que já rendeu frutos e sucesso.

O casal de chefs de cozinha se conheceu em meio a fogões, pratos e talheres, e decidiu trocar o ritmo acelerado de São Paulo pela calmaria do meio rural. A ideia era, inicialmente, comprar uma propriedade para aproveitar a natureza e ter à disposição alimentos frescos e saborosos.

Mas no meio dessa busca, os dois encontraram uma área com um olival abandonado em Sapucaí-Mirim (MG), na região da Serra da Mantiqueira. "Ao longo de três anos, percorremos uns 100 lugares e, um dia, encontramos um anúncio em um site de vendas. Logo, estávamos lá para ver. E quem não quer ter seu próprio monte das oliveiras? Ainda mais sendo cozinheiros”, conta Gabriella.

Em 2024, um ano depois da revitalização das árvores com manejo de poda e adubação, a primeira safra da Fazenda Colhida rendeu 1,5 mil litros de azeite em sete hectares.

"Queríamos, primeiro, distribuí-lo entre amigos e familiares. O que nasceu como um gesto afetuoso se mostrou uma oportunidade. Os sabores, aromas e estrutura do azeite eram complexos demais para ficarem restritos ao círculo íntimo. A Colhida, então, tomou forma. Quando vimos a quantidade de frutos, não tínhamos dúvida que seria uma produção muito maior do que imaginávamos e corremos para fazer a marca”, conta a produtora.

Os blends artesanais Intenso Safra Especial e Terroir já conquistaram prêmios de destaque, como o Olivinus, na Argentina, Anatolian, na Turquia, Evo IOOC, na Itália, e Terraolivo, em Israel.

Para Gabriella, o reconhecimento é uma resposta aos esforços e um incentivo para os planos do futuro.

Diversificação

O azeite de oliva não é o único produto da fazenda. A Colhida também faz testes com cogumelos shitake e frutas vermelhas e está ampliando a área onde estão instaladas colmeias de abelhas apis (com ferrão) e melíponas (sem ferrão).

Em relação às oliveiras, o casal já plantou 1,5 mil novas mudas que hoje fazem parte dos 11 hectares cultivados com a planta. Um dos projetos para breve é abrir o espaço para receber visitas mensais, onde o público poderá provar pratos com ingredientes locais em receitas afetivas e regadas a muito azeite, o protagonista da casa.