Agro

Unicafes-AL destaca o acesso a políticas públicas durante Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Sede do evento foi em Delmiro Gouveia, alto sertão de Alagoas, no calçadão em frente ao centro da cidade

Por BCCOM Comunicação 15/08/2025 16h04 - Atualizado em 15/08/2025 16h04
Unicafes-AL destaca o acesso a políticas públicas durante Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária
Foto: BCCOM Comunicação

Mais uma etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi concluída com sucesso nesta quinta-feira (14). A sede do evento foi Delmiro Gouveia, alto sertão de Alagoas, no calçadão em frente ao centro da cidade. A exposição atingiu um alto número de vendas e satisfação, além de capacitação das cooperativas, associações e pequenos produtores que foram prestigiar a feira, e o acesso a políticas públicas foi um dos grandes destaques do evento.

Roberto Moura, vice-presidente da Unicafes-AL, falou sobre a importância do acesso aos programas que são apresentados na feira. “Eu presido uma cooperativa de produção lá em Igreja Nova que a base maior é o arroz. Quando eu estava sozinho, a gente não conseguia acessar os programas que existem do governo estadual, federal e municipal. E hoje a gente não está mais só em Igreja Nova, estamos atuando também no estado, porque o estado entendeu que na compra da merenda escolar também tem que ter o arroz e tem que ter os outros produtos. É fácil? Não. Mas com diálogo, com colaboração, com respeito a quem ainda quer ficar no campo e produzir, o estado, através do governador Paulo Dantas, entendeu”, afirmou durante abertura da etapa Delmiro Gouveia.

O secretário executivo de agricultura Ronaldo Targino destacou as medidas do Governo do estado para fomentar a agricultura familiar. “Através do PNAE, a compra de arroz é uma inovação do governo de Alagoas. O governo tem investido sim nos programas públicos, nas compras públicas da agricultura familiar, para que esse produto fique conhecido no mercado local, no mercado privado, e que ele seja valorizado”, afirmou.

A Feira também contou com a realização de uma roda de conversa, que teve como tema o acesso a crédito para o pequeno produtor rural, fornecendo um espaço de troca de experiências e orientação com especialistas parceiros, como o SEBRAE. Para animar o local, trios pé-de-serra fizeram uma apresentação cultural.

O Circuito percorrerá mais cinco regiões do estado de Alagoas, terminando com a realização da 2ª Feira Estadual da Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Maceió. A próxima parada é Palmeira dos Índios, no dia 29 de agosto.