Agro
Unicafes-AL destaca o acesso a políticas públicas durante Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária
Sede do evento foi em Delmiro Gouveia, alto sertão de Alagoas, no calçadão em frente ao centro da cidade

Mais uma etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi concluída com sucesso nesta quinta-feira (14). A sede do evento foi Delmiro Gouveia, alto sertão de Alagoas, no calçadão em frente ao centro da cidade. A exposição atingiu um alto número de vendas e satisfação, além de capacitação das cooperativas, associações e pequenos produtores que foram prestigiar a feira, e o acesso a políticas públicas foi um dos grandes destaques do evento.
Roberto Moura, vice-presidente da Unicafes-AL, falou sobre a importância do acesso aos programas que são apresentados na feira. “Eu presido uma cooperativa de produção lá em Igreja Nova que a base maior é o arroz. Quando eu estava sozinho, a gente não conseguia acessar os programas que existem do governo estadual, federal e municipal. E hoje a gente não está mais só em Igreja Nova, estamos atuando também no estado, porque o estado entendeu que na compra da merenda escolar também tem que ter o arroz e tem que ter os outros produtos. É fácil? Não. Mas com diálogo, com colaboração, com respeito a quem ainda quer ficar no campo e produzir, o estado, através do governador Paulo Dantas, entendeu”, afirmou durante abertura da etapa Delmiro Gouveia.
O secretário executivo de agricultura Ronaldo Targino destacou as medidas do Governo do estado para fomentar a agricultura familiar. “Através do PNAE, a compra de arroz é uma inovação do governo de Alagoas. O governo tem investido sim nos programas públicos, nas compras públicas da agricultura familiar, para que esse produto fique conhecido no mercado local, no mercado privado, e que ele seja valorizado”, afirmou.
A Feira também contou com a realização de uma roda de conversa, que teve como tema o acesso a crédito para o pequeno produtor rural, fornecendo um espaço de troca de experiências e orientação com especialistas parceiros, como o SEBRAE. Para animar o local, trios pé-de-serra fizeram uma apresentação cultural.
O Circuito percorrerá mais cinco regiões do estado de Alagoas, terminando com a realização da 2ª Feira Estadual da Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Maceió. A próxima parada é Palmeira dos Índios, no dia 29 de agosto.
