Agro
Com realização da Unicafes-AL, Seagri e Sedics, Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária é sucesso em Marechal Deodoro
Evento anima a comemoração de 434 anos da cidade com uma programação diversa

Mais uma etapa do Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária é realizada nesta quinta-feira (07), na cidade de Marechal Deodoro. O evento – que faz parte do calendário de comemoração dos 434 anos da cidade – anima o Largo Senhor do Bonfim, no bairro do Taperaguá desde às 08h da manhã com uma programação diversa, produtos de qualidade vindos diretamente da agricultura familiar alagoana e preços justos. A Feira também conta com a participação da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL), da Secretaria do Estado de Agricultura e Pecuária (Seagri-AL) e da Secretaria do Estado de Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics-AL).
“É mais uma articulação da Unicafes-AL que ajuda a agricultura familiar de Alagoas. A Unicafes-AL tem hoje mais de 50 cooperativas da agricultura familiar e algumas delas estão aqui com produtos mostrando para vocês, e outras vão estar nas outras feiras, porque essa Feira faz parte de um Circuito Regional que está sendo realizado com a Seagri-AL. Começamos por Arapiraca, Penedo e Marechal. A próxima parada é Delmiro Gouveia. A gente tem feito da Feira uma vitrine, e a partir dessas experiências nós vamos, inclusive, fortalecendo políticas públicas e a atuação da Unicafes. É um trabalho coletivo e de cooperação”, declarou Edivaldo Júnior, membro diretor da Unicafes-AL, durante a Feira.
O Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária é uma iniciativa da Secretaria do Estado de Agricultura e Pecuária (Seagri-AL) em parceria com a Secretaria do Estado de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics-AL) e com a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL). Tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e o setor da economia solidária do estado de Alagoas, percorrendo as nove regiões do estado e apresentando a mercadoria do pequeno produtor diretamente para a população. Valoriza também a cultura local através de apresentações realizadas durante a passagem da Feira.
Edivaldo Júnior também destacou a importância do trabalho articulado com o Governador do estado, Paulo Dantas. Durante sua gestão, através de articulação da Unicafes-AL, foram implementadas iniciativas como o Na Rota da Merenda Legal, que incentiva a compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda das escolas da rede pública estadual.
“Alagoas, até o início do Governo Paulo Dantas, não executava o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), e com a articulação da Seagri-AL, da Sedics-AL e da Unicafes-AL, o estado já compra atualmente cerca de R$ 8 milhões por ano para a merenda escolar. Um passo importante que a gente trabalhou e tem divulgado para que todas as associações e cooperativas participem. Conhecer projetos como esse é tudo o que a gente quer, porque garante que o produtor vai estar fazendo da terra o seu sustento e fazendo da sua terra o crescimento de Alagoas”, destacou Edivaldo Júnior.
“Estamos realizando mais uma etapa do Circuito, hoje aqui no município de Marechal Deodoro. Aqui estão empreendimentos da região metropolitana. São cerca de 30 empreendimentos não só da agricultura familiar, mas da economia solidária como o artesanato, muito tradicional na região. Dessa vez a nossa feira será estendida até às 19h para que todos os moradores do município e pessoas da região possam vir. A gente vai fechar com um trio pé-de-serra alegrando a nossa feira da agricultura”, declarou a secretária do estado de agricultura, Aline Rodrigues.
O Circuito vai percorrer mais seis regiões do estado, encerrando-se com a realização da 2ª Feira Estadual de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas. A próxima cidade a ser visitada é Delmiro Gouveia, no dia 14 de agosto.
