Agro

Com realização do Sistema Faeal/Sonar, Encontro de Mulheres do Agro acontece em Pilar

Evento discute medidas para fortalecer o papel feminino no agronegócio alagoano

Por BCCOM Comunicação 29/07/2025 14h02
Com realização do Sistema Faeal/Sonar, Encontro de Mulheres do Agro acontece em Pilar
Evento reuniu empreendedoras, lideranças e produtoras do agronegócio alagoano - Foto: BCCOM Comunicação

Mais uma etapa do Encontro de Mulheres do Agro em Alagoas aconteceu na última quinta-feira, 24, em Pilar, região metropolitana de Maceió. A iniciativa da Comissão de Mulheres do Agro - da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) - reuniu empreendedoras, lideranças e produtoras do agronegócio alagoano para discutir e fortalecer o protagonismo feminino no setor, através de palestras, troca de experiências e outras atividades que uniram representantes de vários municípios de todo o estado no Espaço Cultural Mestre Bida.

O encontro contou com a participação ativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), que ministrou palestras com temas relacionados ao dia a dia da mulher rural. Alguns destaques foram as palestras “Direitos e Deveres do Produtor Rural: pessoa física e jurídica perante ao INSS” - realizada pela engenheira agrônoma e superintendente-adjunta do Sistema Faeal/Sonar Luana Torres – e “Sucessão Familiar”, ministrada pela técnica agropecuária e assistente técnica do Sistema Faeal/Sonar Karina Venâncio. As participantes tiveram direito, ainda, uma consultoria sobre a regularização de produtos de origem animal, realizada pelo SEBRAE Alagoas.

A Comissão das Mulheres do Agro foi presença fundamental no evento. Coordenada pela diretora do SEBRAE Alagoas e representante da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) no estado, Juliana Almeida, e presidida por Morgana Tavares, do Sindicato Patronal Rural de Junqueiro, é composta por lideranças femininas do agronegócio que protegem e fortalecem a presença da mulher no setor.

“Eu fico muito feliz de participar como representante da Assembleia Legislativa da Comissão das Mulheres do Agro, porque eu sei da importância que o agro tem na vida das famílias, de Alagoas e do Brasil. E eu como mulher do agro sei das nossas dificuldades, e a gente faz isso mesmo: a gente tanto pega a enxada como a gente vende o produto, cuida dos filhos, dos netos, dos maridos. E a gente dá conta de tudo. Eu tenho certeza que vocês vão sair daqui com mais experiência, com mais conhecimento”, declarou Fátima Canuto, deputada estadual, autora do projeto de lei nº 1152/2024, que instituiu o Dia da Mulher do Agro em Alagoas e esteve no Encontro.

“A Comissão não faz nada sozinha. São várias mãos, um agro pujante de mulheres fortes que querem fazer a diferença. Esses pequenos encontros que nós estamos fazendo nos municípios é primeiro para valorizar a nós mesmas, o protagonismo feminino, mas aí é com foco no agronegócio. Segundo, é pra gente aprender e trocar experiências. E por último, a gente fazer o networking, que isso é importante”, destacou Juliana Almeida. “É uma alegria enorme estarmos participando de mais um encontro, hoje em especial aqui no município de Pilar. Obrigada à prefeita Fátima pela recepção, pelo acolhimento de todas as mulheres aqui do município”, destacou Morg ana Tavares.

O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, também esteve no Encontro. “A mulher em tudo que participa faz com mais determinação, com mais suavidade, com mais competência e sensibilidade. É por isso que eu provoquei na Federação a criação da Comissão da Mulher, não só para que fossem realizados encontros como este, mas para que a mulher participasse dos sindicatos e das associações, para que ela depois migre para a Federação, que a gente possa continuar e se fortalecer”, declarou.

Os próximos encontros serão anunciados no instagram @agrocomelasalagoas.