Agro

Agricultores familiares de Penedo estimam colher mais de 120 toneladas de feijão

Por Secom/PMP 17/07/2025 14h02
Agricultores familiares de Penedo estimam colher mais de 120 toneladas de feijão
Agricultores familiares de Penedo estimam colher mais de 120 toneladas de feijão - Foto: Secom PMP

As parcerias firmadas pela SEMDAGRO (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola) vêm trazendo benefícios para os agricultores familiares de Penedo. Em mais uma ação com o Governo de Alagoas, cerca de 340 agricultores de diversas comunidades estão sendo beneficiados com o plantio de feijão, através do programa Planta Alagoas.

De acordo com o técnico da pasta, a parceria funciona com o Estado fornecendo as sementes e a Prefeitura viabilizando apoio técnico e maquinário. “O programa Planta Alagoas enviou para Penedo 1.665 quilos de sementes, destinadas a uma área total de 138 tarefas. Estimamos uma colheita de 126 toneladas de feijão (126 mil quilos)”, explicou Luiz Carlos.

Foram utilizadas 660 horas/máquina, ao custo de R$ 132 mil para o município investir no preparo da terra. A produção será destinada tanto ao consumo próprio das famílias produtoras quanto à comercialização do feijão. Em valores, as 126 toneladas podem injetar na economia local R$ 617. 400,00.

“Foram entregues sementes de feijão de corda e feijão arranca, alcançando aproximadamente 340 agricultores familiares. Essa parceria tem sido muito importante para Penedo, por meio do programa Planta Alagoas. Vale lembrar que os agricultores beneficiados estavam devidamente cadastrados na nossa Secretaria de Agricultura, a SEMDAGRO. Por isso, é essencial manter o cadastro atualizado. Em caso de dúvidas, basta comparecer à nossa sede”, destacou o secretário de Agricultura e também vice-prefeito, Valdinho Monteiro.

E finalizou: “Essas parcerias com o Governo de Alagoas representam garantia de renda para o homem do campo, segurança alimentar para o povo penedense e uma produção cada vez mais diversificada. De acordo com nossas estimativas, vamos ultrapassar 100 mil quilos nesta colheita, um trabalho que, a cada ano, ganha mais volume e fortalece o agricultor familiar de Penedo.”