Agro

40º Simpósio da Cana de Alagoas e Fersucro superam expectativas e batem recorde de inscrições

Mais de 1.500 congressistas de todo o país participaram dos eventos realizados em Maceió

Por BCCOM Comunicação 16/07/2025 17h05
40º Simpósio da Cana de Alagoas e Fersucro superam expectativas e batem recorde de inscrições
40º Simpósio da Cana de Alagoas e Fersucro superam expectativas e batem recorde de inscrições - Foto: BCCOM Comunicação

Chegaram ao fim na sexta-feira (11) o XL Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas e a Feira Regional Sucroalcooleira (Fersucro), realizados simultaneamente no Centro de Convenções de Maceió e organizados pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil – Regional Leste (STAB-Leste). Os eventos foram marcados por quatro dias de sucesso e bateram recorde em inscrições, tanto de expositores quanto de visitantes.

Em sua edição comemorativa de 40 anos, o Simpósio apresentou uma programação ampla, que incluiu palestras com especialistas de todo o Brasil, além de homenagens como o Troféu Luiz Ernesto Correia Maranhão, concedido a personalidades da agroindústria local por sua relevância no setor. A Fersucro, por sua vez, superou a edição anterior com 30 expositores a mais, totalizando 82 empresas presentes e mais de 120 companhias representadas.

"Foi um ano muito positivo. Eu acredito que esse já é o terceiro evento depois da pandemia. Ele vem crescendo gradativamente e esse ano, realmente, ele se superou”, declarou o presidente da STAB-Leste, Cândido Carnaúba. Ele destacou a qualidade das discussões sobre os desafios cotidianos das usinas, que permitiram a aplicação prática das soluções apresentadas.

A Fersucro, definida por Carnaúba como um "pacote de soluções" para o setor, reuniu mais de 1.500 inscritos, com estimativa de público total entre 3 mil e 4 mil pessoas durante os quatro dias de evento. A feira expôs o que há de mais inovador em maquinário, fertilizantes e tecnologias para o setor sucroenergético.

Os encontros foram palco para troca de experiências, formação de parcerias e desenvolvimento de soluções para as dificuldades enfrentadas pelas usinas, com participação de técnicos, professores e empresas de diversos estados. "Todas as unidades têm seus problemas, seja na área agrícola ou industrial. Aqui é o foco principal, o local adequado para se discutir esses problemas e tentar achar soluções", afirmou Carnaúba.

Com empenho e dedicação, os eventos alcançaram seus objetivos técnicos e científicos, refletindo em sucesso absoluto. A Fersucro, em sua 19ª edição, contou com grande diversidade de máquinas, serviços e consultores, promovendo transferência de tecnologia e benefícios para o setor sucroalcooleiro alagoano.

As próximas edições dos eventos estão previstas para começar no dia 07 de julho de 2026. Dessa vez, a edição comemorativa será da Fersucro, que estará completando 20 anos.a Fersucro, que estará completando 20 anos.