Agro
Após 11 anos, nova fábrica de moagem de trigo é instalada em AL
Nova fábrica da Maratá será instalada em Pilar com capacidade de processar 1.200 toneladas de trigo por dia

O grupo Maratá anunciou um novo empreendimento no município de Pilar, na região metropolitana de Maceió, uma fábrica de moagem de trigo. O novo empreendimento de grande peso econômico marca a retomada da moagem de trigo em grande escala em Alagoas, interrompida desde o fechamento do Moinho Motrisa, que operava na capital até 2014. A informação é do site Movimento Econômico.
A expectativa é que a fábrica do grupo sergipano processe 1.200 toneladas de trigo por dia. A unidade contará com equipamentos de última geração, alto nível de produtividade e respeito à legislação ambiental, além de gerar empregos e movimentar a economia local, segundo representantes da JVA Alimentos, empresa do Grupo Maratá.
Os empresários estiveram reunidos com a Prefeitura de Pilar na semana passada para tratar da instalação da unidade no Distrito Industrial Jorge Barbosa, localizado às margens da BR-316. Segundo a prefeita Fátima Rezende, a instalação vai fortalecer o polo industrial do município.
Em entrevista ao Movimento Econômico, o diretor executivo do Grupo Maratá, Frank Vieira, adiantou que representantes do grupo farão estudos para formalizar o contrato, além de realizar reuniões com o governo de Alagoas para tratar do empreendimento e de incentivos fiscais.
Frank explicou que o município foi escolhido pela localização estratégica e pela demanda por um novo moinho capaz de atender às necessidades do mercado local e regional. “A ideia é que o moinho de Alagoas abasteça com farinha o mercado local e estados vizinhos, como Pernambuco e Paraíba. No futuro, podemos ampliar a estrutura em Pilar para atender mais mercados”, afirmou.
Vieira também informou que o grupo já possui um moinho em Sergipe e vai construir outro no Porto de Ilhéus, na Bahia. O de Sergipe está voltado exclusivamente para atender as unidades fabris do grupo no estado, enquanto o da Bahia ainda está em fase de definição de perfil de atuação.
O anúncio do Grupo Maratá sobre a instalação da nova fábrica tem grande relevância para a economia alagoana, que por décadas produziu farinha e derivados no Moinho Motrisa, localizado no bairro do Poço, em Maceió.
As atividades da unidade, pertencente ao Grupo Motrisa (marca Sarandi), foram iniciadas em 1964 e encerradas em abril de 2014, após o rompimento de um dos silos, que liberou toneladas de trigo sobre a Avenida Comendador Leão. O acidente atingiu casas, veículos e deixou cinco pessoas feridas.
*Com GazetaWeb
