Agro
Simpósio da Cana é marcado por edição de sucesso

Após quatro dias de palestras e de troca de conhecimentos foi encerrado nessa sexta-feira, 11, a 40ª edição do Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas, que teve início na terça-feira passada, 08, no Centro de Convenções de Maceió.
O sucesso do encontro técnico, promovidos pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil – Regional Leste (STAB-Leste), foi celebrado pelo presidente da entidade, Cândido Carnaúba, que destacou também o desempenho da 19ª Feira Regional Sucroalcooleira (Fersucro), que será finalizada na noite desta sexta-feira.
“Tivemos nesses quatro dias uma quantidade muito grande de pessoas, suplantou as expectativas. A feira também dobrou de tamanho. No simpósio tivemos palestras de alto nível. Afinal, o evento principal não é a feira, e sim o Simpósio da Cana que traz informações, conhecimento e apresenta novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas no setor sucroenergético para as nossas unidades industriais. Já a feira traz essas tecnologias e mostra esse serviço. Então, é uma junção positiva entre um e o outro. Ficamos muito felizes com essa performance desse ano. A gente espera que no ano que vem também, a gente continue c om esse mesmo desempenho”, destacou Carnaúba.
O presidente da STAB Leste afirmou ainda as homenagens prestadas na abertura as personalidades da indústria que contribuiu ao setor. “Tivemos 31 homenagens, onde todas as unidades industriais do Estado de Alagoas foram contempladas, além de todos os diretores da STAB e também foram escolhidos alguns técnicos que tiveram atuação de destaque nesses 40 anos e que nos ajudaram ao crescimento do simpósio, além de homenagens póstumas. Então, nada mais justo que a gente fazer essa homenagem”, afirmou.
O gestor da STAB Leste destacou ainda a homenagem prestada ao industrial Luiz Ernesto Corrêa Maranhão, com deu nome ao prêmio entregue pela entidade durante a abertura do evento. “Ele foi presidente nacional da STAB e também da STAB Leste. Foi uma das pessoas que fundou a STAB e o Simpósio da Cana, que naquela época se chamava Estimativa de Safra. Então, a importância é muito grande desse técnico, desse industrial que era, realmente, uma pessoa fantástica, um estudioso, um cientista, que realmente, depois que faleceu, deixou uma lacuna muito grande dentro do setor sucroenergético”, reforçou.
A 40ª edição do Simpósio da Cana contou com mais de 1.500 inscritos e mais de 50 palestras técnicas nas áreas comum industrial e agrícola. Já a Fersucro contabilizou mais de 80 expositores nos quatro dias de evento, dos mais variados segmentos de empresas ligadas ao agronegócio.
