Agro
Seagri abre inscrições para curso de Inseminação Artificial em Bovinos em Batalha
Curso acontece entre os dias 21 e 25 de julho, no Parque de Exposições Mair Amaral

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) informa que estão abertas as inscrições para o curso de Inseminação Artificial em Bovinos, que será realizado entre os dias 21 e 25 de julho, no Parque de Exposições Mair Amaral, no município de Batalha. A iniciativa é promovida mensalmente em parceria com a Prefeitura Municipal.
Voltado para estudantes de medicina veterinária e zootecnia, produtores de leite e criadores de gado de corte, o curso tem carga horária de 40 horas, com aulas práticas e teóricas, e oferece certificado de participação. São disponibilizadas 15 vagas, e os interessados devem entrar em contato pelo telefone (82) 99950-0330.
A proposta do curso é democratizar o acesso às tecnologias reprodutivas, promovendo a modernização da pecuária alagoana. A capacitação conta com kit de manequins para as aulas práticas, utilizando o método Shiva no treinamento.

O curso é considerado um marco no desenvolvimento da genética bovina em Alagoas, contribuindo para a formação de técnicos e produtores rurais de diversas regiões do estado.
Entre os conteúdos abordados estão: teoria sobre inseminação artificial (I.A.): histórico e vantagens; manejo do botijão de nitrogênio e materiais utilizados; reconhecimento do cio e estudo do aparelho reprodutivo da fêmea bovina; aulas práticas com manequins e peças anatômicas; prática da técnica com uso do método Shiva e inseminação em vacas.
Serviço
Curso de Inseminação Artificial em Bovinos
Data: 21 a 25 de julho de 2025
Local: Parque de Exposições Mair Amaral, Batalha (AL)
Duração: 40 horas
Vagas: 15
Inscrições: (82) 99950-0330
