Agro
Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária se inicia pela região do Agreste
Primeira etapa acontece no dia 30 de maio, em Arapiraca, com programação cultural e rodada de negócios
O Governo de Alagoas dá início ao Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária no próximo dia 30 de maio, no município de Arapiraca, marcando a primeira etapa do evento que percorrerá nove regiões estratégicas do estado ao longo do ano. A iniciativa é realizada pelas Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/AL), com apoio das prefeituras municipais.
Com investimento de R$ 500 mil, o circuito tem como objetivo fortalecer a produção local, gerar renda para pequenos agricultores e fomentar a economia solidária em Alagoas. A edição em Arapiraca será realizada das 8h às 17h, na Praça Luiz Pereira de Lima, no Centro da cidade, oferecendo uma ampla programação voltada à valorização da agricultura familiar.
O evento contará com 30 stands para comercialização de produtos in natura, agroindustrializados, artesanato e itens da culinária regional, todos oriundos de cooperativas, associações e empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. Também serão montados dois espaços institucionais e um palco com atrações culturais e musicais, em parceria com o município.
Entre os destaques da programação está o projeto “Na Rota da Merenda Legal”, desenvolvido pela Unicafes/AL. A ação promove a integração entre produtores locais e gestores da merenda escolar, com o objetivo de ampliar a compra de alimentos da agricultura familiar para escolas estaduais e municipais da região. A atividade contará com uma rodada de negócios com representantes da rede pública de ensino.
De acordo com a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, a feira representa um avanço importante para a economia rural.
“A agricultura familiar promove inclusão social, reduz desigualdades e integra políticas públicas que aproximam o campo da cidade. Iniciativas como essa valorizam os produtos locais e fortalecem os empreendedores da economia solidária”, destacou.
A expectativa é que o Circuito Regional de Feiras atinja mais de 100 mil pessoas até o final de 2025. Além de movimentar a economia nas regiões contempladas, o evento também criará um banco de dados sobre a produção local, que servirá de base para a realização da 2ª Edição da Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, programada para novembro, em Maceió.
A participação de cooperativas e empreendimentos será definida pela Unicafes/AL.
Cronograma do Circuito Regional de Feiras
Arapiraca – 30/05
Porto Calvo – 18/06
Marechal Deodoro – 18/07
Delmiro Gouveia – 15/08
Palmeira dos Índios – 29/08
União dos Palmares – 12/09
Penedo – 26/09
Santana do Ipanema – 17/10
Coruripe – 31/10
Maceió – (data a definir)
*Programação sujeita a alterações
Serviço
1ª Etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária
Data: 30 de maio de 2025
Horário: 8h às 17h
Local: Praça Luiz Pereira de Lima, Centro, Arapiraca – AL
