Agro

Queda na produtividade do canavial puxa aumento nos custos de produção em 2024/25

De acordo com o Pecege Consultoria e Projetos, gastos agrícolas ficaram na faixa de R$ 159/t, alta anual de 8,9%

Por Nova Cana 13/05/2025 10h10
Queda na produtividade do canavial puxa aumento nos custos de produção em 2024/25
Moagem de cana - Foto: Assessoria

Depois de uma safra de recordes no campo e na indústria, o setor sucroenergético passou por uma nova temporada de desafios. A temporada 2024/25 não acompanhou os bons resultados do período anterior, com o clima sendo um fator crucial na queda de produtividade dos canaviais.

De acordo com dados apresentados pelo sócio-diretor do Pecege Consultoria e Projetos, João Rosa, a produtividade em 2024/25 foi de 77,2 toneladas de cana por hectare, apresentando baixa de 11,1% ante as 86,8 toneladas de cana por hectare vistas em 2023/24. Os números do ciclo mais recente são parciais da safra, indo até dezembro do ano passado, e foram divulgados no evento Expedição Custos Cana, promovido pelo instituto.
Apesar da queda, o índice está acima dos valores normalmente registrados ao longo da série histórica do Pecege, iniciada em 2014/15. Desta forma, Rosa questiona se realmente foi um índice ruim ou se as usinas se depararam com uma volta à normalidade depois de uma safra “memorável”.

Assim, considerando a diferença na produtividade da cana-de-açúcar entre as duas últimas temporadas, os custos de produção relativos também variaram.

Em entrevista ao NovaCana, o economista do Pecege, Raphael Delloiagono, reforça que a queda no indicador foi o fator que mais pesou no encarecimento dos custos de produção por tonelada no último ciclo, tanto em aspectos agrícolas como industriais.

Ele explica que o calor intenso e os incêndios levaram a cana a um maior estresse hídrico, resultando em uma redução da pureza do caldo. Rosa também afirma que esta foi a “surpresa negativa” da safra 2024/25.

Ao mesmo tempo, a alta do diesel também pressionou os custos. Este é um item que passa por diferentes etapas da operação agrícola, especialmente nos tratos de cana soca e corte, transbordo e transporte (CTT).

Assim, o alívio para os gastos na temporada veio com a queda dos preços dos insumos.

No texto completo, exclusivo para assinantes NovaCana, confira mais detalhes e gráficos explicativos sobre os principais itens formadores dos custos de produção em 2024/25 e sobre a margem de lucro com as vendas de etanol e açúcar na temporada.