Geral

Aves silvestres são resgatadas em Alagoas durante operação nacional

Ações simultâneas em 11 estados desmantelam rede criminosa ligada ao tráfico de fauna silvestre

Por Redação 30/10/2025 16h04
Aves silvestres são resgatadas em Alagoas durante operação nacional
Aves silvestres são resgatadas em Alagoas durante operação nacional - Foto: Ascom MPMG

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) participou de duas operações nacionais de combate ao tráfico de animais silvestres, realizadas simultaneamente em 11 estados nesta quarta-feira, 29 de outubro. As ações resultaram no resgate de 755 animais, a maioria aves, e na prisão de 20 pessoas, incluindo um dos maiores traficantes do país.

Em Alagoas, um mandado foi cumprido na cidade de São Miguel dos Campos. Cinco aves silvestres foram encontradas em cativeiro. O responsável foi autuado e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

O promotor Kléber Valadares, coordenador do Núcleo de Meio Ambiente do MPAL, acompanhou a segunda fase da Operação Fauna Protegida no Rio de Janeiro e também deu apoio à Operação Libertas, com base em Minas Gerais.

Na Fauna Protegida, coordenada pelo MP da Bahia, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. Um dos presos foi Valter Nélio Eymael Júnior, conhecido no Rio como um dos maiores traficantes de animais do Brasil.

Na primeira fase da mesma operação, em setembro, já havia sido preso Weber Sena Oliveira, o Paulista, com mais de 30 anos de atuação no tráfico. Ele organizava uma rede que recebia aves da Bahia e de Minas e as distribuía no mercado ilegal do Rio de Janeiro.

Segundo o MP, os animais eram mantidos em viveiros precários, sem água ou alimentação, e transportados em condições degradantes. Muitos morriam antes de chegar ao destino. Mesmo os que sobrevivem ao trajeto acabam morrendo pouco depois, por causa do estado de saúde em que chegam.

As duas fases da Fauna Protegida resultaram na denúncia de 24 pessoas por organização criminosa, tráfico de animais, lavagem de dinheiro, receptação qualificada e maus-tratos.

Já a Operação Libertas, coordenada pelo MP de Minas Gerais, teve apoio logístico da Fauna Protegida e foi deflagrada em 11 estados. Foram 84 alvos, 19 presos, sendo 12 em flagrante, e 755 animais resgatados, entre aves e répteis. Também foram apreendidos celulares, armas, munições, veículos, gaiolas, armadilhas, documentos falsos e transportadores.

Participaram da operação os Ministérios Públicos e Polícias Militares de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia. As ações seguiram diretrizes da Abrampa e do Conselho Nacional do Ministério Público.