Agro

Barragens subterrâneas oferecem segurança hídrica nos períodos de estiagem

Nova tecnologia garante sobrevivência da produção agrícola mesmo diante da seca severa no semiárido alagoano

Por BCCOM Comunicação 30/04/2025 16h04
Barragens subterrâneas oferecem segurança hídrica nos períodos de estiagem
Para os agricultores da região, a barragem subterrânea representa um verdadeiro presente - Foto: BCCOM Comunicação

Uma tecnologia inovadora está garantindo a sobrevivência da produção agrícola mesmo diante da seca severa no semiárido alagoano. As barragens subterrâneas, fomentadas pelo Senar Alagoas em parceria com o Senar Nacional, Sebrae e a Embrapa, estão trazendo esperança para pequenos agricultores ao armazenar água de forma eficiente e sustentável.

Com estudo adequado, novas barragens contam com a precisão do programa Zoom Barragens, que identifica as áreas ideais para a construção. Esse mapeamento, que torna o projeto 100% eficaz, fornece dados detalhados da área da barragem e evita perdas por evaporação, além de maximizar a retenção de água no solo.

No município de Craíbas, no agreste alagoano, oito famílias da comunidade Carrasco estão sendo beneficiadas com uma nova barragem. O reservatório já começou a armazenar os primeiros litros de água, com o vertedouro em fase final de construção e a manta de impermeabilização instalada.

Para os agricultores da região, a barragem subterrânea representa um verdadeiro presente. A seca severa dificulta a criação de animais e o cultivo, tornando a água um recurso essencial para a continuidade das atividades no campo.

O agricultor Erinaldo Félix da Silva, agricultor de 60 anos, comemora a chegada da tecnologia de barragem. “Eu vivo da agricultura, e a água sempre foi um grande desafio. Com essa barragem, minha produção vai melhorar muito. Agora posso plantar sem me preocupar tanto com a seca”, disse.

Desde 2017, o Senar já construiu 35 barragens subterrâneas no semiárido alagoano. Para 2025, estão previstas mais 12 unidades, em parceria com o Sebrae. A superintendente adjunta do Senar, Luana Torres, explicou o diferencial das barragens subterrâneas implementadas pelo programa e a assertividade técnica dos estudos prévios que são feitos em cada construção.

“Utilizamos o programa Zoom Barragens do MAPA, que identifica as melhores áreas para a construção. Nossa equipe avalia o solo, a climatologia e as condições de armazenamento de água. Em seguida, capacitamos os agricultores para a manutenção correta da barragem”, explicou Luana.

A tecnologia tem garantido produção agrícola durante todo o ano, permitindo que agricultores mantenham suas plantações e criem animais mesmo nos períodos mais secos.

Além da infraestrutura, o Senar oferece assistência técnica contínua, garantindo que a barragem seja bem utilizada e que os agricultores saibam como fazer sua manutenção.

Segundo Luana Torres, com os materiais de qualidade utilizados, a barragem pode durar por gerações, desde que receba os devidos cuidados a cada 8 a dez anos.

De acordo com o Senar-AL, as comunidades não apenas utilizam a água para irrigação, mas também expandem a utilidade das barragens aos devidos benefícios proporcionados.

“Nosso objetivo é que os agricultores tenham segurança hídrica para enfrentar longos períodos de estiagem. Além disso, incentivamos o uso coletivo da barragem, para que mais produtores possam se beneficiar dessa tecnologia. Com a barragem, é fortalecida a segurança alimentar e a produção de hortaliças, gerando mais renda para os agricultores locais”, ressalta Luana Torres.

A parceria entre o Senar, Sebrae e Senar Nacional tem sido fundamental para a expansão do projeto. Para 2025, a expectativa é que mais 12 barragens sejam construídas, levando água, produção e esperança para mais famílias agricultoras no semiárido alagoano.