Agro

Cooplal investe em fábrica de ração para contornar queda na produção de laranja lima

O Alagoas Rural foi até Santana do Mundaú para acompanhar de perto os detalhes do equipamento que será inaugurado em junho

Por Ruan Teixeira 13/03/2024 17h05 - Atualizado em 13/03/2024 17h05
Cooplal investe em fábrica de ração para contornar queda na produção de laranja lima
Presidente da Cooplal, Antônio Carlos - Foto: Reprodução/Vídeo

A Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima (Cooplal), sediada em Santana do Mundaú, interior de Alagoas, está realizando uma reestruturação em sua base produtiva com o objetivo de enfrentar os desafios decorrentes da baixa na produção de laranja lima na região. Como parte desse esforço, a cooperativa planeja inaugurar uma fábrica de ração em junho deste ano. 

Em entrevista concedida ao Alagoas Rural, o presidente da Cooplal, Antônio Carlos, explicou que a iniciativa visa diversificar a produção agrícola local, especialmente em benefício da agricultura familiar. Segundo Carlos, a ideia é promover a fabricação de uma ração acessível, direcionada aos produtores cooperados, a fim de incentivar a criação de gado leiteiro na região. 

"A nossa intenção é fabricar uma ração mais acessível e, assim, estimular a produção agrícola diversificada. Quando os agricultores começarem a utilizar milho e macaxeira na ração animal, eles próprios poderão cultivar esses alimentos em suas propriedades, estabelecendo assim uma cadeia produtiva sustentável em suas pequenas propriedades", afirmou.  

A nova fábrica, que ocupará uma estrutura de 200m², já está em fase final de construção. Segundo o presidente da cooperativa, o espaço será dividido em três salas, uma cozinha, banheiros, escritório e almoxarifado. As máquinas necessárias para a produção das rações já estão prontas, sendo adequadas para iniciantes no ramo. 

Atualmente, a Cooplal conta com cerca de 40 associações parceiras, cada uma delas com uma média de 25 cooperados. Alessandro Claudino, secretário da cooperativa, destacou que a migração dos produtores para a pecuária foi significativa devido à baixa na produção de laranja. 

"A agropecuária depende da disponibilidade de rações para garantir a produção de leite, entre outros produtos. Na nossa região, não há nenhuma fábrica ou manipulação de ração, o que torna essa iniciativa ainda mais importante para os pequenos produtores. Inicialmente, iremos focar na produção de ração para gado leiteiro e suínos, dada a demanda local", explicou Claudino.

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA ABAIXO: