Agro

Massa de ar quente avança no Brasil e interfere na agricultura

Aumento das temperaturas e mudança no padrão das chuvas para esta terça-feira

Por *Redação 30/01/2024 09h09
Massa de ar quente avança no Brasil e interfere na agricultura
Massa de ar quente avança no Brasil e interfere na agricultura - Foto: Reprodução

O avanço de uma massa de ar quente, vem mudando as condições de tempo na região leste do nordeste, assim como em áreas do Centro-Sul do Brasil.

Desta forma, é esperado uma mudança no padrão das chuvasm em alguns setores para esta terça-feira (30), ainda que haja possibilidade de temporais isolados em áreas da costa da região Sul e oeste da região Nordeste.

O aumento das temperaturas será observado desde as primeiras horas da manhã, com o amanhece tendo registros próximos dos 20°C no oeste da região sul, migrando para uma tarde com temperaturas acima dos 35°C entre o Oeste Gaúcho, até o Triângulo Mineiro, com destaque para o Mato Grosso do Sul e Oeste Paulista.

Em grande parte do país, há possibilidade de chuvas, que devem ser na forma de pancadas isoladas, mas potencialmente fortes. Contudo, as chuvas devem ser mais frequentes sobre o norte de Minas e norte de Goiás, onde também são esperadas temperaturas mais baixas no período da tarde.

Região Norte: 

Chuvas diminuem no Norte, mas Amapá e Pará ainda têm temporais
Em relação aos dias anteriores, as condições de chuvas diminuem na região Norte. No entanto, ainda são esperadas chuvas volumosas sobre o Amapá e alguns pontos do centro-norte do Pará.

Em Portel (PA), as projeções indicam até 35 mm de chuva. Em Oiapoque (AP), são esperados até 25 mm. Esses volumes podem ocorrer em curtos períodos de tempo, na forma de trovoadas.

Nas demais localidades, esperam-se chuvas na forma de pancadas isoladas, ocorrendo principalmente no período da tarde. Com a maior irregularidade das instabilidades, as temperaturas devem se elevar.

Região Nordeste: 

Chuvas diminuem no Nordeste, mas ainda há risco de temporais
A incursão de uma massa de ar seco pelo leste da região, vem deslocando diminuindo as condições de chuvas sobre a região. Mesmo assim, para esta terça, ainda são esperadas pancadas de chuvas sobre o oeste e sul da Bahia, Maranhão e Piauí, com previsão de 10 a 20 mm nas áreas mais úmidas. Alguns setores ao sul do Ceará também devem registrar chuvas no decorrer do dia.

Já áreas do Recôncavo Baiano e SEALBA terão o predomínio de tempo firme e elevação nas temperaturas. Essa massa de ar mais quente deve atuar também sobre Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e norte do Piauí, onde os termômetros ficam na casa dos 35 a 37 °C.

Região Centro-Oeste: 

Chuva no Pantanal e norte de Goiás, confira as áreas mais afetadas
A influência de um sistema de baixa pressão sobre os países vizinhos, aumenta as condições de chuvas em alguns setores do centro-oeste. Essas chuvas serão muito positivas na região do Pantanal, onde são esperados os maiores acumulados do dia, com previsão de 20 a 35 mm.
Além deste setor, áreas ao norte de Goiás, devem ter a influência, ainda, dos corredores de umidade, mantendo as condições de chuvas elevadas. Áreas próximas da Chapada dos Veadeiros podem receber até 30 mm no decorrer do dia.

Por outro lado, o Bolsão Sul Matogrossense e Sul de Goiás, terão uma terça de chuvas irregulares e aumento nas temperaturas. Embora, o sul e oeste do Mato Grosso do Sul, deve seguir com registro de temperaturas acima dos 35°C. Condição que deve ser acompanhada por baixos índices de umidade, sobretudo no sul do Mato Grosso do Sul.

Região Sudeste: 

Chuvas volumosas em norte de Minas e Espírito Santo, mas calor intenso e seco em São Paulo e Sul de Minas
Os corredores de umidade ainda permanecem ativos na metade norte da região, como norte de Minas e Espírito Santo. Além disso, os ventos oceânicos mantêm as condições de chuvas no leste de São Paulo e Rio de Janeiro, ainda que sejam instabilidades mais fracas do que as registradas anteriormente.

Paralelamente, a massa de ar quente e seco avança em mais áreas do estado de São Paulo e até o Sul de Minas. Além de impedir a formação das nuvens carregadas, as temperaturas devem ser mais elevadas, podendo passar dos 35°C entre Presidente Prudente até Ribeirão Preto (SP), bem como áreas de Uberaba e Ituiutaba (MG). Atenção para os baixos índices de umidade que podem acompanhar essas temperaturas mais elevadas.

Em relação às chuvas, os maiores volumes devem superar os 25 mm em setores próximos à Januária (MG) e até 20 mm em Colatina (ES). Nas áreas com a maior presença de nuvens e chuvas, são esperadas temperaturas na casa dos 28 a 30°C.

Região Sul: 

Massa de ar quente e seco diminui as chuvas e aumenta as temperaturas
A maior influência de uma massa de ar quente e seco, deve diminuir as condições de chuvas sobre a região. Isso deve ser acompanhado por um aumento nas temperaturas, sobretudo nos setores do oeste. Os termômetros devem começar o dia registrando temperaturas próximas de 20°C e se aproximar dos 35°C, no período da tarde, em regiões do sudoeste gaúcho, como Uruguaiana (RS), assim como ao norte do Paraná, como em Paranavaí (PR).

Paralelamente, espera-se uma diminuição das instabilidades, embora pancadas isoladas e passageiras ainda podem acontecer entre o nordeste do Rio Grande do Sul e leste do Paraná, com previsão de volumes na ordem dos 3 a 5 mm em Tubarão (SC) e Paranaguá (PR). Não se descarta a ocorrência de trovoadas localizadas, até mesmo com uma pequena sinalização para queda de granizo.

*Com agrolink