Agro

Usina Caeté: 27ª Sipat aborda Saúde e Segurança no Trabalho

Diversas palestras sobre os temas foram promovidas para os colaboradores que estiveram no evento

Por BCCOM Comunicação 05/08/2022 15h03
Usina Caeté: 27ª Sipat aborda Saúde e Segurança no Trabalho
Abertura do evento aconteceu no último dia 25 - Foto: BCCOM Comunicação

A Usina Caeté realizou a 27ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho - Sipat, promovendo palestras com temas atuais e de extrema importância para os colaboradores que participaram do evento. A abertura do evento, no dia 25, contou com a presença do procurador do Trabalho da 19ª Região, Rodrigo Alencar, que falou sobre a Organização e a Segurança do Trabalho. “Todos os eventos sobre Saúde e Segurança no Trabalho são extremamente importantes porque é o momento em que a organização faz uma reflexão, traçando novas políticas de prevenção de acidentes no trabalho”, destacou o Procurador do Trabalho.

Na sequência, a programação contou com a participação do PRF José Gustavo Honorato da Silva, chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal (Getran). “A palestra teve foco na Direção Defensiva para Motociclistas, tema que despertou grande interesse pelos colaboradores que participaram do evento, onde alguns testemunharam vivências, enriquecendo o conteúdo apresentado. O evento teve um caráter informativo, mas também de provocar mudanças no comportamento quanto a prevenção de acidentes, atitudes que visam a preservação da vida!”

Já na quarta-feira (27), o gerente de Segurança do Trabalho e Gestão de Riscos da Braskem, Klinger Isaac Luz Santos, discorreu sobre como um líder pode atuar na Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) na sua área de atuação. “Satisfação enorme poder compartilhar experiências de sucesso através de uma boa gestão de SSMA. Sabemos dos enormes desafios da produção industrial e do crescimento econômico proporcionados principalmente na pandemia, mas temos a certeza que o caminho para o zero acidente só é possível com o compromisso e a responsabilidade de todos os líderes”.

Na sexta-feira (29), último dia do evento, duas palestras aconteceram simultaneamente. O consultor externo de veículos da Alagoas Diesel, Nesvaldo Luiz da Silva, abordou o tema Direção Defensiva e Econômica, no auditório da Escola Conceição Lyra. Para o consultor, o motorista que se propõe a ser defensivo, vai gerar uma maior economia no consumo de combustível, além de reavaliar as manutenções corretivas e preventivas, bem como conhecer o veículo como um todo e a quantidade de recursos existentes. “No contexto geral, lançamos uma reflexão sobre ser um motorista defensivo e econômico no cotidiano, primando sempre pela segurança.”

A palestra do médico do Trabalho da Usina Caeté, Haendel Ferreira Xanchão, ocorrida dia 29, na sala de reunião da Indústria, manteve o foco na Importância da Aferição da Pressão Arterial no Desenvolvimento de Trabalho em Altura. “A hipertensão é uma doença degenerativa, muitas vezes silenciosa e de grande incidência na população brasileira. A avaliação é necessária para os colaboradores que exercem trabalhos em altura e espaços confinados. Buscamos alertar sobre a importância da aferição da pressão arterial, bem como a manutenção dos exames para que todos possam desempenhar suas funções com segurança.”

Na avaliação da gerente de Gestão de Pessoas, Marta Luciana Sampaio, esta edição da Sipat, evento que antecede o período de moagem, manteve o público atualizado e superou as expectativas de todos os participantes. “A empresa tem por premissa a promoção de eventos que agreguem conhecimento para nossos colaboradores”.