Agro

Ministério da Economia autoriza e bancos poderão retomar financiamentos do Plano Safra 2021/2022

Contratações estavam suspensas desde fevereiro

Por Mapa 11/06/2022 18h06
Ministério da Economia autoriza e bancos poderão retomar financiamentos do Plano Safra 2021/2022
Grãos - Foto: CNA

Por meio do Ministério da Economia, as instituições financeiras que operam com recursos do Plano Safra poderão retomar parcialmente as contratações de financiamentos rurais subvencionadas no âmbito do Plano Safra 2021/2022. Decisão foi tomada na última sexta (10). 

A retomada das contratações será para as linhas de financiamento do Pronaf (Agricultura Familiar) incluindo investimentos, aquisição de matrizes e reprodutores, aquisição de tratores, colheitadeiras e outros veículos. Também foram liberadas outras linhas como ABC (agricultura de baixo carbono), Pronamp (médio produtor), Inovagro (inovações tecnológicas), Proirriga (irrigação) e Moderagro (modernização).

Continuam suspensas as contratações das linhas de financiamentos Moderfrota (frotas e tratores), PCA (para construção de armazéns) e Prodecoop (desenvolvimento cooperativo).

As contratações de financiamentos rurais com recursos equalizáveis estavam suspensas desde 7 de fevereiro. Nesta quinta-feira (9), o Ministério da Economia publicou em edição extra do Diário Oficial da União a Portaria 5.327, que abre crédito suplementar de R$ 1.087.605.763 para reforçar os pagamentos de equalização de taxas de juros do Plano Safra vigente, que encerra no dia 30 de junho deste ano.

O Ministério da Agricultura estima que cerca de R$ 15 bilhões em novas operações de crédito rural, com recursos equalizados, devam ser contratadas até o dia 30 de junho.

Linhas de financiamento que deverão ser retomadas:


ABC – Ambiental

ABC – demais

Aquisição de matrizes e reprodutores – Pronaf

Caminhonetes de carga e Motocicletas adaptadas à atividade rural – Pronaf

Comercialização FEE

Custeio Empresarial

Custeio Pronamp

Inovagro

Investimento Empresarial

Investimento Grupo B – Pronaf

Investimento Pronaf

Investimento Pronamp

Moderagro

Procap-Agro – Giro

Proirriga

Tratores e Colheitadeiras – Pronaf

Linhas de financiamentos que permanecem suspensas:


Moderfrota

PCA

PCA – Até 6.000 ton

Prodecoop