Agro

Fertilizantes com microplásticos devem ser proibidos, diz grupo

Sem uma proibição, os reguladores precisam coletar dados sobre o uso e os efeitos na saúde

Por Agrolink 31/05/2022 09h09 - Atualizado em 31/05/2022 09h09
Fertilizantes com microplásticos devem ser proibidos, diz grupo
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

A produção e o uso de microplásticos adicionados intencionalmente a fertilizantes e pesticidas de liberação controlada devem ser proibidos, conclui um relatório do grupo de defesa Centro para o Direito Ambiental Internacional (CIEL). Os produtores de agroquímicos usam microplásticos para encapsular e retardar a liberação de nutrientes e ingredientes ativos em suas formulações.

Para fertilizantes de liberação controlada, os fabricantes costumam usar um material polimérico como poliolefina ou cloreto de polivinilideno como revestimento, de acordo com o relatório. Da mesma forma, os fabricantes de pesticidas costumam usar esferas ocas do tamanho de micrômetros feitas de poliureias ou outros polímeros para encapsular ingredientes ativos.

Os dados sobre a quantidade de microplásticos usados pelos produtores de agroquímicos são escassos e as estimativas globais variam muito. Mas o uso de fertilizantes e pesticidas revestidos com polímeros está aumentando. As empresas agroquímicas estão agora comercializando as propriedades de liberação controlada de seus produtos como “agricultura sustentável e amiga do clima”, segundo o relatório.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação estimou no ano passado que cerca de 100.000 toneladas métricas de plástico são usadas em revestimentos de fertilizantes anualmente em todo o mundo. Esse número é provavelmente uma subestimação grosseira, de acordo com o relatório do CIEL, que destaca dados de grandes produtores de fertilizantes nitrogenados. Uma empresa sozinha, a Nutrien, produz 400.000 toneladas métricas de fertilizante revestido com polímero anualmente.

“Como uma das fontes mais diretas e evitáveis de poluição por microplásticos e como contribuinte para a crise climática, os microplásticos devem ser banidos do uso agrícola”, disse o presidente do CIEL, Carroll Muffett, em comunicado. Sem uma proibição, os reguladores precisam coletar dados sobre o uso e os efeitos na saúde de microplásticos deliberadamente adicionados a agroquímicos, diz o relatório.