Agro

Técnicos da Adeal são recebidos pela Adagri para troca de experiências

Agenda se encerra nesta quinta-feira (26)

Por Redação* 25/05/2022 10h10
Técnicos da Adeal são recebidos pela Adagri para troca de experiências
Agenda da comitiva no Ceará iniciou-se no último domingo (22) - Foto: Ascom Adeal

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), ao longo desta semana recebe uma comitiva de servidores da Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal), para um intercâmbio em relação aos Programas de Defesa Vegetal e Trânsito de Vegetais implantados pela Adagri. Fazem parte da comitiva a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal, Maria José Rufino; o chefe do Núcleo de Trânsito e Defesa Agropecuária, Ygor Farias; o fiscal estadual, Silvio César Barbosa, e o agente estadual, Cícero Santos.

“O principal objetivo do intercâmbio é a troca de experiências sobre a implantação da Guia de Trânsito Interno de Vegetais e os sistemas informatizados para o monitoramento da mesma”, explica a Diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra.

A agenda da comitiva no Ceará iniciou-se no último domingo (22), com o acompanhamento a uma blitz realizada pela Adagri na Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Também estavam presentes na ação o gerente de Fiscalização de Insumos Agrícolas e de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Adagri, Dimas Oliveira; o coordenador do Programa Estadual de Controle do Trânsito de Vegetais, Fábio Farias; e os auditores-fiscais estaduais, Paula Andréa e Dagoberto Saunders.

Na segunda-feira (23), na sede da Agência, os servidores da Adeal se reuniram com a equipe de Diretoria de Sanidade Vegetal (Disav), para uma troca de experiências sobre os Programas de Defesa Vegetal e Trânsito de Vegetais da Adagri. O grupo foi recepcionado pelo secretário-executivo do Agronegócio da Sedet, Silvio Carlos, que ressaltou a importância dessa troca de experiências entre as Agências de Defesa Agropecuária do País.

A programação, no Ceará, esteve, nessa terça-feira (24), em Baturité, onde a comitiva conheceu como acontece a fiscalização para inscrição de Unidades Produção e inspeção para detecção de pragas. Nesta quarta-feira (25), ainda no Maciço de Baturité, eles acompanharão o fluxo de emissão de GTIV, no Núcleo Local de Baturité, e a tarde participam de uma blitz na Polícia Rodoviária Estadual do Ceará em Aracoiaba (PRE-CE), com foco nos vegetais que necessitam de permissão de trânsito.

A agenda se encerra na quinta-feira (25), com reunião na sede Adagri, com a equipe da Disav para avaliação e encaminhamentos das experiências. “Nós precisamos conhecer o que está sendo feito, entender os processos das outras Agências e apresentar o que a Adagri tem feito também aqui no Estado. Esse intercâmbio é uma política que a presidente Vilma Freire tem estimulado muito”, conclui o secretário-executivo do agronegócio da Sedet, Silvio Carlos.

*Com Ascom Adagri