Agro

Rota da Merenda qualifica debate sobre o PNAE durante evento em Viçosa

O programa, que é proposto pela Unicafes Alagoas, realizou sua quinta edição nesta terça-feira,(24)

Por Assessoria BCCOM 24/05/2022 19h07
Rota da Merenda qualifica debate  sobre o PNAE durante evento em Viçosa
Rota da Merenda - Foto: Assessoria BCCOM

O Programa Rota da Merenda Legal tem ampliado o debate entre os municípios sobre a temática da inclusão dos alimentos da agricultura familiar e as compras da merenda escolar.

O programa, que é proposto pela Unicafes Alagoas, realizou sua quinta edição nesta terça-feira,24, em Viçosa, reunindo mais de 150 participantes representantes de 17 municípios da região da Zona da Mata e do Vale do Paraíba.

O evento recebeu diretores escolares, gestores municipais, controladores municipais, procuradores e nutricionistas - com objetivo de informar e qualificar o debate entorno do processo de compras e do cumprimento da legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prevê o destinamento mínimo de 30% do orçamento para a aquisição dos itens da agricultura familiar.

De acordo com o secretário executivo da Unicafes Alagoas, Adalberon Sá Júnior, o evento já colhe alguns resultados concretos como, por exemplo, maior número de abertura de processos de chamada pública entre as prefeituras. “Acima de tudo, o Rota da Merenda convida múltiplos atores para mostrar que é possível reforçar a merenda escolar e a economia local através da conscientização. Estamos notando um maior interesse e procura, inclusive no evento de hoje, com municípios participando com representantes de diversos os setores da gestão”, destacou Adalberon.

A programação do Rota da Merenda Região Zona da Mata contou com um fórum sobre a prática do PNAE na região, palestras sobre nutrição e atualização da legislação do PNAE, além de cases de sucesso e um bate-papo sobre o processo de execução da chamada pública. A Quitanda Coop também foi uma atrações do Rota, contando com a exposição de produtos das cooperativas da Unicafes Alagoas. Nesta edição cerca de dezesseis cooperativas estiveram presentes.

Município anfitrião do evento, Viçosa marcou participação com a presença do prefeito João Victor Calheiros. O gesto confirmou que o município programa a abertura da chamada pública já para esta quarta-feira,25. “Oportunidade muito interessante para discutir o avanço das compra institucionais das compras da agricultura familiar. Trabalho importante para garantir alimentação cada vez mais saudável e de fomento a nossa economia”, enfatizou João Victor.