Agro

Ormindo Uchôa deixa legado de pioneirismo no agro e na política

O empresário era casado com Vilma Papini e tinha um casal de filhos

Por Bccom Comunicação 18/05/2022 18h06 - Atualizado em 18/05/2022 18h06
Ormindo Uchôa deixa legado de pioneirismo no agro e na política
Ormindo Uchôa deixa legado em Alagoas - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um dos maiores agroindustriais da região Norte de Alagoas, ex-diretor da destilaria Maciape e ex-prefeito do município de Porto Calvo, o empresário e advogado Ormindo Uchôa faleceu, ontem, dia 17, aos 84 anos, em Maceió, de causa naturais.

O empresário, que estava internado na Santa Casa de Misericórdia, era casado com Vilma Papini e tinha um casal de filhos. O sepultamento aconteceu, nesta quarta-feira, 18, no cemitério Campo Santo Parque das Flores, em Maceió.

Uchôa, dono de uma longa e consolidada trajetória pelo agro, com passagem pela cultura da cana-de-açúcar, criação de gado, plantio de eucalipto e soja, foi um dos pioneiros no plantio da pimenta do reino em Alagoas, transformando o litoral norte um dos grandes mercados produtores do Estado.

O falecimento do empresário foi lamentado por autoridades governamentais e por lideranças do setor do agronegócio alagoano, em especial, do segmento sucroenergético.

“Ormindo Uchôa teve uma trajetória de vida e profissional muito relevante. Foi um produtor de primeira linha, produziu uma extensa quantidade de cana-de-açúcar de muito boa qualidade e com todas as evoluções possíveis na região. Ele fez uma produção de cana invejável e de muito boa qualidade. A partir disso, se tornou um industrial importante e pioneiro com no Proálcool na fase das destilarias autônomas. Acreditou no bicombustível e montou uma fábrica em Alagoas, que foi uma das primeiras autônomas do Estado, montada com muito esforço e sacrifícios. Foi um produtor vitorioso de cana-de-açúcar com uma experiência empresarial contributiva para Alagoas também na indústria de cerâmica com a Sacramento. Todos os requisitos de um empreendedor, batalhador que acreditava no que fazia”, ressaltou o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira.

“Doutor Ormindo foi uma figura humana diferenciada. Uma pessoa muito boa e muito querida na região. Foi prefeito de Porto Calvo, tendo sido um grande fornecedor de cana e era um grande amigo da minha família. Sentimos muito a partida dele. Em nome dos fornecedores de cana do Estado de Alagoas, nós desejamos nossos sentimentos para a toda a família, que ele esteja em um bom lugar e que Deus conforte a todos”, declarou o presidente da Asplana, Edgar Filho.

A morte de Ormindo Uchôa também foi comentada pelo governador Paulo Dantas nas redes sociais. “Lamento o falecimento do agroindustrial Ormindo de Mendonça Uchoa, ex-prefeito do município de Porto Calvo. Em nome do Governo de Alagoas, transmito os meus sentimentos de pesar aos seus familiares e amigos”, declarou. Já a Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 18, requerimento do deputado Francisco Tenório, subscrito por outros deputados, com Votos de Pesar pelo falecimento do empresário. 

“Eu tive o prazer de conhecer Ormindo Uchôa e conversar com ele sobre negócios e política. Ele deixa um grande legado, além de demonstrar uma enorme preocupação com a população portocalvense. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, declarou o parlamentar.A prefeitura de Porto Calvo lamentou a perda do ilustre cidadão e declarou luto oficial de três dias no município.