Agro

Governo reduz alíquotas de importação de insumos para produção agrícola

Redução deve auxiliar no combate à alta dos preços dos alimentos no Brasil

Por Redação* 12/05/2022 13h01
Governo reduz alíquotas de importação de insumos para produção agrícola
Imagem ilustrativa - Foto: Jonas Oliveira/sindilat

Anunciado nessa quarta-feira (11) pelo Ministério da Economia, oito produtos alimentícios terão sua importação reduzida a zero a partir desta quinta (12). Entre os produtos que terão a redução estão a carne de boi, carne de frango, trigo, farinha de trigo, milho em grãos, bolachas e biscoitos, produtos de padaria e de confeitaria, sendo alguns deles itens essenciais da cesta básica do brasileiro.

Além dos alimentos, houve mudança nas alíquotas do imposto de importação de dois insumos usados na produção agrícola. Um deles é o aço sulfúrico, utilizado na cadeia produtiva de fertilizante, que teve a alíquota zerada.

O outro, o fungicida Mancozeb, teve o imposto de importação reduzido de 12,6% para 4%. O produto é usado como defensivo agrícola em cultivos de arroz, batata, feijão, soja, alface, milho e tomate, entre outros. A produção nacional é de aproximadamente 31% do consumo no país e a redução da alíquota deve auxiliar no combate à alta dos preços dos alimentos no Brasil.

Há meses o Gecex analisava o pleito do setor da construção civil de redução nas alíquotas de produtos do aço. Na reunião foi tomada a decisão de passar as alíquotas do vergalhão CA50 e vergalhão CA60 de 10,8% para 4%.

“A intenção é gerar maior concorrência para a redução de preços para que possamos também impactar positivamente o setor de construção civil que tantos empregos gera no Brasil”, afirmou a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Ana Paula Repezza.

*Com informações da AMA/AL