Agro

71ª Expoagro vai apresentar rebanho Santa Inês de alta genética

As atividades do Santa Inês têm início já na próxima segunda-feira, 25, com a pesagem e admissão da raça, às 8h

Por Redação com Assessoria 20/10/2021 17h05
71ª Expoagro vai apresentar rebanho Santa Inês de alta genética
O ovino santa inês é altamente rústico e bem adaptado às condições semiáridas - Foto: Assessoria

A Exposição da raça Santa Inês na 71ª Expoagro Alagoas promete movimentar o mercado de ovinos no Nordeste com julgamentos e negócios. O Parque da Pecuária deve receber, de 23 a 31 de outubro, cerca de 200 animais , de 12 expositores, vindos de estados como Bahia, Sergipe, Pernambuco e Rio Grandes do Norte. As atividades do Santa Inês têm início já na próxima segunda-feira, 25, com a pesagem e admissão da raça, às 8h.

Em franca expansão, a raça tem ampliado seu espaço na Expoagro e atraindo pecuaristas para a criação. No ano passado, a exposição alagoana sediou a Exposição Nacional Santa Inês, evento que apontou o melhor animal da temporada. Segundo o criador Marco Maranhão, a raça apresentou crescimento pelo Brasil, aumentado a participação nos mercados de São Paulo e Minas Gerais.

“A exposição do Santa Inês na Expoagro tem ajudado a conhecer mais sobre o potencial do Nordeste e para o avanço da genética, buscando um animal cada vez mais qualificado tecnicamente. Com os julgamentos a gente apresenta o nosso trabalho e também compartilha conhecimento”, destacou Maranhão.

O ovino santa inês é altamente rústico e bem adaptado às condições semiáridas. Os animais atendem a pecuária de corte e oferecem vantagens no fator precocidade devido a sua boa condição de fertilidade.

Em termos de mercado, a raça , desde o início dos anos 2000, vem aumentando seu rebanho e conquistando novos adeptos. “O mercado do santa inês encontra-se valorizado e segue aquecido com preços de machos e fêmeas destacados nos leilões. Na Expoagro, teremos um rebanho de alto nível, reunindo o que temos de melhor no Nordeste”, aposta o criador.

A 71ª Expoagro Alagoas, que é organizada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), tem início no próximo sábado, 23, no Parque da Pecuária, de 9h às 22h. Assim como em 2020, o evento vai reduzir a sua capacidade de público e adotar medidas do plano de controle de distanciamento social como uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel . Para visitar as atrações, os visitantes deverão apresentar cartão de vacina com a 1º e 2º dose ou teste RT-PCR negativo realizado com até 72 horas de antecedência. Nesta edição, a Expoagro terá em sua programação palestras, leilões, julgamentos, shopping de animal e a Expoagrinho com atrações infantis pelo Parque.