Agro

71ª Expoagro/AL vai sediar eventos regionais da raça Girolando

O evento vai abordar temas como a produtividade e adaptabilidade aos diferentes sistemas de produção, além da versatilidade e longevidade da raça

Por Redação com Assessoria 10/09/2021 17h05 - Atualizado em 10/09/2021 17h05
71ª Expoagro/AL vai sediar eventos regionais da raça Girolando
O evento ainda realizará amplas discussões sobre as vantagens em criar o gado girolando - Foto: Assessoria

A Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) vai sediar o 1º Encontro Nordeste dos Criadores da Raça Girolando, no Parque da Pecuária, nos dias 29 e 30 de outubro. O evento, que é promovido pela Associação dos Criadores da Raça Girolando, vai abordar através de palestras temas sobre a produtividade e adaptabilidade aos diferentes sistemas de produção, além da versatilidade e longevidade da raça. 

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva, o evento ainda realizará amplas discussões sobre as vantagens em criar o gado girolando, que é uma das raças bovinas adotadas para a produção do leite.

“A raça tem crescido a cada ano no Brasil, e no Nordeste nota-se uma evolução grande não só em animais em produção, mas na comercialização de genética. O evento técnico vem justamente para disseminar conhecimento e mostrar o potencial de produção do leite, sobretudo, em meio aos desafios do Nordeste”, reiterou Domicio Silva. 

A Região é considerada campo fértil em exploração para a raça, com potencial mercado para exploração. “O Nordeste é considerado uma nova divisa para o gado girolando. A raça já é muito popular nos sistemas de produção e tem dado um retorno de eficiência em genética e rusticidade”, completou Silva.

Mega Leite

Com a retomada dos eventos agropecuários pelo País, em 2021 serão restabelecidas as atividades da Exposição Interestadual de Girolando - Circuito Megaleite 2021/2022 - Etapa Nordeste. O evento também acontecerá na 71ª Expoagro Alagoas de 23 a 31 de outubro, no Parque da Pecuária. O julgamento do rebanho Girolando já está confirmado para os dias 29 e 30.

A Mega Leite é a principal exposição leiteira da raça no Nordeste e reflete o trabalho de investimentos dos criatórios para o fortalecimento da produção Nacional. O evento, que é o mais importante do setor, deve reunir cerca de 150 animais que vão participar do Ranking Girolando.